Com a prática de Yoga trabalhamos o corpo físico para acalmar a mente, no intuito de encontrar a tão buscada paz de espírito, o relaxamento e a diminuição do estresse. Para isso, é preciso perceber que não somos apenas a mente, pois ela é parte de um todo que podemos aprender a controlar e por isso usamos técnicas corporais, pois é mais palpável, concreto e de mais fácil acesso.

Exercícios de respiração ajuda nas a diminuir a ansiedade!

Respirar não significa apenas colocar ar para dentro do corpo. Através do prana, que é a nossa energia vital e que o absorvemos através da respiração, ganhamos força nos pulmões, fortalecemos o sistema nervoso central e endócrino, aumentamos a imunidade e alinhamos a energia do corpo através dos chakras. Tudo isso através da respiração. Com o movimento do diafragma mais consciente e completo, melhoramos até mesmo o nosso sistema digestivo.

Devemos entender então que a prática do Yoga não se resume a exercícios físicos. Por meio das posturas, que são chamadas de ásanas, e da respiração consciente e dos exercícios feitos através da respiração, chamados Pranayamas, o corpo se alinha, a energia circula melhor e com mais força pelos centros de energia trazendo ajustes e equilíbrio nos sistemas fisiológicos e em nosso estado emocional.

Por qual tipo de Yoga você pode começar?

No Ocidente existem vários tipos de Yoga que o praticante pode encontrar em academias ou espaços especializados como estúdios de Yoga. Todos buscam visar o autoconhecimento e o trabalho do corpo para aquietar a mente.  Praticar com a ajuda de um instrutor ou professor é essencial e necessário. E se você está interessado em entrar no universo do Yoga, penso que o ideal seria começar com o Hatha Yoga. Este sistema é um dos mais conhecidos e praticados no mundo e consiste em executar posturas (ásanas), respirações (pranayamas) e Meditação.

Desejo boas práticas e bons pensamentos! Busque ser positivo em seus pensamentos e exercite ver o bem e o bom em tudo que há.

Namaste!

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Professora de Yoga há 18 anos, com formações em Vinyasa Yoga e Ashtanga Yoga, entre outros, vem investigando a filosofia Vedanta, o Tantra,Ayurveda e outros saberes orientais, sempre aprendendo e aplicando o ensinamento à vida.
Daniela Monteiro