Mantido pelo Instituto Biológico, espaço é considerado um dos maiores cafezais urbanos do país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés

Pouca gente sabe, pouquíssima gente já viu. Mas São Paulo tem um enorme cafezal em plena área urbana! Esse verdadeiro tesouro, com cerca de 1500 pés que produzem café desde a década de 1950, fica escondido atrás dos imponentes muros do Instituto Biológico, na Vila Mariana, que nasceu no início do século 20 a pedido dos grandes plantadores de café do estado. Com forte influência política na época, os chamados Barões do Café pressionaram por sua criação para obter auxílio no controle de pragas e no desenvolvimento de técnicas que melhorassem a produção.

O espaço é considerado um dos maiores cafezais urbanos do país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí – materiais desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

Para os apaixonados por café, o local é, sem dúvida, bem convidativo. A comunidade pode fazer uma visita gratuita e conhecer de perto a árvore que produz um dos mais consumidos grãos em todo o Brasil. É preciso agendar a visita com antecedência.

 

Cafezal do Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo.
Telefone: (11) 5087-1704

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK