pedropomp

Uma das principais vias da Chácara Klabin, a Rua Pedro Pomponazzi é mais uma entre as ruas do nosso bairro que homenageiam grandes nomes da filosofia. Hoje decidimos estudar um pouco sobre a vida do italiano Pedro Pomponazzi, a fim de saber quem foi este personagem cujo nome é tão repetido em nosso cotidiano.

Nascido em 1462, em Mântua (Mantova), uma comuna italiana da região da Lombardia, Pedro ou Pietro Pomponazzi estudou na Universidade de Pádua (como o também filósofo Giovanni Pico della Mirandola), e lá se formou médico. Em Pádua, Pomponazzi se tornou professor de filosofia, em 1488, se transferindo em 1512 para a Universidade de Bolonha. Foi um dos pioneiros e mais famosos representantes das ideias de Aristóteles em sua época.

O ponto central de sua filosofia era a questão da imortalidade da alma, que segundo ele não podia ser demonstrada racionalmente, apenas pela fé. Pomponazzi não acreditava em vida eterna, céu ou inferno, e também não achava que a ética humana dependida desses conceitos. Pomponazzi buscava extinguir qualquer explicação sobrenatural para eventos, segundo ele, naturais. Publicou doze obras importantes antes de morrer, no dia 18 de maio de 1525, em Bolonha.

Pomponazzi1

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK