Desde a década de 1980, quando havia pouquíssimas casas e prédios na Chácara Klabin, o espaço onde hoje está a Praça Kant, um terreno baldio na época, já era usado para fogueiras em dia de frio, sendo um ponto de encontro para os moradores mais jovens. Atualmente, o bairro já não é como era antes, mas o local continua sendo uma área de lazer e convivência para os moradores do Klabin, especialmente os que passeiam com seus cães de estimação.

kant

Mas você sabe quem foi Kant, homenageado com o nome da praça? Immanuel Kant, um dos maiores filósofos da história, nasceu em 1724 na Prússia, uma das nações mais fortes da Europa do século XIX, e que daria origem ao Império Germânico. Começou a carreira como professor de geografia, para algum tempo depois tornar-se mestre em Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, e onde dedicou sua vida ao estudo da filosofia.

kant2

Estudou questões como a ética, a moral e as religiões. Acima de tudo, se dedicou a entender e desvendar a essência do conhecimento humano e dos sentidos. Suas obras mais conhecidas são Crítica da Razão Pura, de 1781, Crítica da Razão Prática, de 1788, e Crítica do Julgamento, de 1790. Após sofrer de uma prolongada doença que apresentava sintomas semelhantes à Doença de Alzheimer, Kant morreu em 1804, em Königsberg.

“A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.”

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”

“Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.”

“A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência a debilidade do forte.”

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK