Muitas vezes, por senso comum, imaginamos que o papel de uma imobiliária seja o de apenas viabilizar a venda, compra ou aluguel de um imóvel, e deixamos de usufruir de serviços que podem facilitar o nosso dia-a- dia.

A administração de imóveis tem o objetivo de zelar pelo cumprimento do que foi acordado no fechamento da locação. Ou seja, é garantido o cumprimento na íntegra das disposições contratuais pactuadas, tais como: controle de renovação dos seguros da locação e do imóvel, transferência de titularidade de contas de consumo, aplicação de reajuste anual do aluguel, controle de carência, entre outros.

O oferecimento de assessoria e orientação jurídica é de extrema relevância, o gerenciamento do imóvel de locação deve contemplar desde a emissão e envio do boleto de aluguel ao inquilino, controle e pagamento das contas de condomínio e IPTU, intermediação de obras e reparos e, até mesmo, a orientação sobre recolhimento de imposto sobre aluguel (Carnê-leão).

É necessário que seja priorizada a clareza das informações, disponibilizando ao proprietário a prestação de contas mensal. Em um mundo tecnológico, é importante pensar em formas de facilitar o acesso do proprietário a essas informações. Já existem maneiras de fazer essa prestação de contas online, como, por exemplo, uma aba de área do cliente dentro do site da imobiliária, onde se viabiliza não somente o demonstrativo de aluguel como também outras informações relevantes sobre a locação, como prazo de contrato, data do próximo reajuste, nomes dos locatários, dentre outros.

Como parte integrante do contrato de locação, é preciso que esteja incluída uma vistoria minuciosa no imóvel, composta por laudo descritivo e fotográfico, que apontarão as condições e estado de conservação do imóvel no início do contrato. Ao final da locação, nova vistoria deve ser realizada com o objetivo de verificar possíveis danos e irregularidades surgidas durante o período da locação. O papel da imobiliária é verificar esses apontamentos e intermediar com o inquilino a regularização dos itens, para que o imóvel possa ser entregue de volta ao proprietário nas mesmas condições iniciais.

Não menos importante é a realização de uma efetiva cobrança de devedores, com práticas eficientes no controle de inadimplência.

Por fim, concluímos que a administração visa oferecer ao proprietário o melhor rendimento de aluguel dentro das condições atuais do mercado, tranquilidade de ter os encargos relativos ao imóvel controlados e pagos em dia, e a gestão satisfatória das condições contratuais.

Anderson Goes

Anderson Goes

Atua há 18 anos no ramo imobiliário. Formado em Direito e pós-graduado em Negócios do Mercado Imobiliário. Sócio na consultoria imobiliária Mega Brasil Imóveis, que atende na administração, locação, compra e venda de imóveis na região da Chácara Klabin e bairros adjacentes.
www.megabrasilimoveis.com.br | 11 5080-2525
Anderson Goes

Últimos posts por Anderson Goes (exibir todos)