Ao trabalhar no ramo do vinho, muitas vezes nos deparamos com harmonizações que nos desafiam em conhecimento e outros casos a nossa criatividade. No entanto, a pergunta que parece surgir mais do que qualquer outra é: qual vinho vai bem com pizza?

Quer se trate de um casal a caminho da sua pizzaria favorita ou alguém que está procurando apenas ter uma noite relaxante em casa – quando se trata de pizza, a maioria das pessoas não quer gastar muito tempo ou dinheiro com o vinho. Geralmente procuram algo rápido, barato e saboroso. Como a própria pizza. A boa notícia é que há uma abundância de opções de vinhos fantásticos que vão bem com pizza. A má notícia é que eu não estarei por aqui quando você estiver escolhendo o seu vinho, então não poderei responder as suas dúvidas… Pelo menos não naquele momento. Realizei uma lista, que poderá lhe direcionar nas suas escolhas:

Vinhos que vão com Pizza: Chardonnay
Vinhos brancos da uva Chardonnay harmonizam bem com pizzas de queijos, as com legumes como as Pizzas de “Zucchine” (abobrinha). Você encontrará certa untuosidade no corpo destes vinhos que harmonizará muito bem com pizzas que tem a gordura dos queijos, que será quebrada pela acidez de um vinho branco. E vão muito bem como opção para dias quentes, no qual você não pensava em um vinho.

Vinhos que vão com Pizza: Rosé
Eu só posso beber vinho tinto com pizza? Absolutamente não. Na verdade, vinhos roses são ótimos para harmonizar com vinhos alguns sabores de pizza. É difícil bater a harmonização de um Rose vibrante, com uma pizza Marguerita, para um início de noite mais quente. É o complemento perfeito para as que levam espinafre ou alcachofra.

Vinho que vão com Pizza: Pinot Noir
Se a sua escolha será de pizzas que levam cogumelos, para fazer a harmonização pense em vinhos tinto, leves para meio-corpo, como um Pinot Noir. Que tem algo de terroso em suas características que farão muito bem companhia com os cogumelos.

Vinhos que vão com Pizza: Vinhos doces
Existem alguns vinhos vinhos doces que fazem par perfeito com as pizzas doces. Vinhos demoscatel, White- zinfandel, Porto Branco, Colheita Tardia, até mesmo um espumante demi-sec são algumas entre várias opções que tornaram mais prazerosa a sua pizza doce.

Vinhos que vão com Pizza: Lambrusco
Sim, Lambrusco! Estes vinhos frizzantes efervescentes da região de Emilia-Romagna da Itália do Norte (casa de delícias gustativas como o queijo Parmigiano-Reggiano e vinagre balsâmico). Vinho alegre, refrescante, e têm uma doçura, no entanto apenas o suficiente para fazer um bom molho de tomate “cantar”.

Vinhos que vão com Pizza: Sangiovese
Fale para qualquer pessoa, fechar os olhos e imaginar em uma Osteria italiana, e, inevitavelmente, eles vão visualizar uma garrafa de Chianti, para os mais “antigos” ela estará envolta a uma palha e para os mais contemporâneos as garrafas já dispensam tal “acessório”. Hoje, muitas vinícolas na Toscana produzem vinhos tintos de corpo. Mas os produtores mais clássicos ainda fazem vinhos que seus avós possam reconhecer. Vinhos
leves com boa acidez, alguns ainda utilizam a técnica de adicionar uma pequena quantidade de vinho branco para dar ao vinho um toque mais refrescante, tornando leve e fácil de beber. Perfeito para pizza.

Vinhos que vão com Pizza: Primitivo / Zinfandel
A uva Zinfandel, desde o fim da corrida do ouro nos Estados Unidos, tem sido uma das variedades de uva mais plantadas no estado da Califórnia. Impressões digitais de DNA revelam que a Zinfandel é a mesma uva italiana a Primitivo – uma variedade ocasionalmente plantada na região da Campânia, na Itália, perto da cidade de Nápoles, o berço da pizza. As pessoas têm desfrutado de uma taça de Zinfandel com sua pizza por mais tempo do que você possa imaginar. Podem ser harmonizados com as pizzas mais criativas, como gorgonzola e presunto ou cebolas caramelizadas. E como existem vários estilos de Zinfandel, precisando de um vinho com maior potência para combinar com sua pizza, encontrará opções de vinhos Zinfandel da Califórnia, claro, mas da região de Oakville.

Bem, vou finalizando a lista, e digo que a maioria dos vinhos harmonizará muito bem com uma pizza. Pois é bastante comum que os ingredientes básicos da pizza que são o tomate, no molho, o manjericão, o queijo e massa, que é praticamente um “pão cozido” – itens que sozinhos vão bem com vinho, combinados, eles fazem ainda melhor. Que desfrute de uma saudável e deliciosa refeição, e o melhor é que não terá panelas para lavar depois! Conte-me qual foi a sua harmonização!

Edimara Cruz

Edimara Cruz

Com mais de 22 anos de atuação em diversas áreas do mercado de vinhos e bebidas, Edimara Cruz é bacharel em Ciência Econômicas e se especializou na profissão de Sommelière em importantes centros de formação, como Senac-SP, Wine & Spirit (WSet) e na ABS-SP, foi a Embaixadora no Brasil das marcas Viña Santa Helena e Finca La Celia. No ano de 2012 formou-se em Sommelière de Cervejas pela ABS-SP. Atuou como Sommelière e gerência das Mídias Sociais na Interfood – TodoVino. Hoje é Supervisora Comercial para uma Vinícola Argentina que distribui diretamente os vinhos no Brasil, a Spielmann Estates.
Edimara Cruz

Últimos posts por Edimara Cruz (exibir todos)