O que você acha de conhecer as últimas tendências de arquitetura e decoração? Separei algumas novidades e ideias que vi na Casa Cor deste ano para você se inspirar na hora de reformar ou fazer sua casa nova!

Vi muitos ambientes com inspiração escandinava, de conceito clean, onde excessos são dispensados, a simplicidade é valorizada e há combinação entre materiais tradicionais e modernos, cores e texturas, entre eles madeira, aço e vidro. Que tal usar esse conceito clean para mudar algum ambiente da sua casa? Como diria o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: “Menos é mais”.

A valorização do design nacional é um destaque. Tanto em móveis quanto em objetos de decoração e arte. Aproveite suas viagens pelo Brasil para trazer objetos de decoração para dar um “up” nos ambientes da sua casa.

Os revestimentos estavam voltados para os elementos da natureza, como a terra, a pedra e a madeira. Para representar a terra, encontramos elementos vazados feitos de cerâmica e muitas paredes com tijolinhos.

A pedra apareceu na sua forma bruta, em paredes, pias de banheiro e até em banheiras!


A madeira esteve presente em quase todos os ambientes, no piso, parede, teto e móveis! Ou seja, pode abusar da madeira que ela é atemporal!

Grande destaque para a iluminação. Não estou só falando de luminárias com design assinado, e sim na utilização de sistemas de iluminação mais simples, de uma maneira mais criativa.

As paredes deixam de ser somente brancas e off-white e as cores tomam conta, inclusive do teto! O que você acha de ousar mais nas cores da sua casa?

Os ambientes multifuncionais tiveram muito destaque. Que tal um lugar onde você pode receber convidados de forma aconchegante, com espaços funcionais para poder cozinhar, conversar com os amigos e participar de momentos com familiares e amigos? Abaixo separei algumas imagens de ambientes que mostram essa conexão entre ambientes:

 

 

 

Janaína Fujii

Janaína Fujii

Janaína Fujii é arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. E hoje é sócia no escritório Studio Idealize! Arquitetura.
Janaína Fujii

Últimos posts por Janaína Fujii (exibir todos)