Já parou para pensar quem percebe, observa, vê, analisa, julga, interage com o meio, com os outros e com si mesmo? Será você? Ou… quem você pensa ser você, este “você” que percebe, observa, vê, analisa, julga, interage com o meio, com os outros e com si mesmo? Você pensa ser sua mente, sua consciência, seu observador que dá o passo inicial nesta pergunta: quem está pensando o que “eu” estou pensando? A mente, a consciência, o observador?

Não é um tema muito fácil para desenvolver um texto ou uma conversa, mas vamos tentar desmembrar por partes estes termos.

kundalini4

A consciência é a realidade irredutível, última da qual, e através de cujo poder, procedem a mente e a matéria. A mente limita a consciência, pois ela, a mente, possui experiências finitas (pois está intimamente ligado aos nossos órgãos dos sentidos, portando, limitados). No homem, a consciência existe como autoconsciência, o que se torna diferente de todas as outras formas de consciências existentes. O yoga (e também o tantra, mas de forma diferente) apresenta um método prático, que cria o estado de unificação entre os processos mentais e a consciência, descreve todos os estados, aspectos e dimensões da mente e defende a prática de jogos com a mente para controlar o seu funcionamento, para atingir a paz e libertá-la de todas as misérias e sofrimentos causados pelas flutuações e modificações mentais.

Há muito mais além do que mecanismos cerebrais, ondas, funções das partes do cérebro, sistemas nervosos e energia elétrica no comando de todo nosso aparato mental. Somos interligados por energia. E podemos usar este poder a favor de nossa própria evolução e melhorar a nós mesmos, ao ambiente que nos circunda e ao planeta que vivemos.
Com consciência.

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Fundação Casper Líbero, SP, em 2004. Instrutora filiada a Aliança do Yoga. Dá aulas de Yoga desde 2000.
Contato: [email protected]
Daniela Monteiro

Últimos posts por Daniela Monteiro (exibir todos)