De 18/7 a 1º/08, equipamento na Avenida Paulista vai interagir com usuários da internet para mostrar, por meio de imagem e som, qual o perfil emocional dos paulistanos

Entre 18 de julho e 1º de agosto, o público que visitar a Avenida Paulista poderá vivenciar uma experiência única. Neste período, a fachada do Shopping Cidade São Paulo, no número 1230, receberá a Little Babylon, exposição integrante do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica Paulista Avenida Interativa (FILE PAI).

Trata-se de um espaço tecnológico interativo que recolhe informações inseridas na web por pessoas no entorno. Dados como hashtags e feeds são captados, processados e convertidos em uma composição espacial, visual e auditiva dinâmica, traduzindo e projetando o sentimento e o temperamento emocional do público. Criada na Holanda e pela primeira vez no Brasil, a obra consiste em uma estrutura inflável de 20 metros de altura que muda de cor de acordo com as hashtags enviadas pelo público. Está equipada com três ventiladores controlados por computador, 20 mil lâmpadas LED, áudio e conexão de rede.

Confira o vídeo da montagem da Little Babylon:

Baseada numa classificação da psicologia grega, a tecnologia do Little Babylon mostra, no momento de interação, qual é o temperamento do público: sanguíneo (afetuoso, alegre, otimista e confiante); fleumático (lento, quieto, tímido, racional e coerente); colérico (impetuoso, energético e apaixonado); ou melancólico (triste, medroso, deprimido, poético e artístico). Em síntese, a obra reflete o desafio da convivência entre os mundos digital e físico, adicionando uma nova camada de experiência resultante desta convergência.

De acordo com o Shopping Cidade São Paulo, que cedeu o espaço para a exposição da obra, o evento merece total apoio por permitir ao paulistano uma nova forma de reflexão. “Para nós é uma satisfação participar de um festival que conjuga cultura e tecnologia, expressando atributos claramente identificados com o nosso shopping e com o público que frequenta a Avenida Paulista”, afirma a gerente de marketing do Shopping Cidade São Paulo, Roberta Naveiro.

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é uma iniciativa cultural em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, que viabiliza reflexões sobre as principais questões do universo eletrônico-digital desde o ano 2000. Desde o seu início, aproxima os mais diversos públicos de obras de arte, debates e pesquisas que usam a tecnologia como suporte ou como inspiração, fomentando criações digitais, produção de novas técnicas e experiências tecnológicas.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK