O Sesc São Paulo, que desenvolve uma ação permanente com foco em cultura, educação, saúde, bem-estar e alimentação, elege o mês de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, para reafirmar sua atuação como agente transformador de hábitos alimentares na primeira edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. Com realização simultânea em todas as suas 38 unidades, o projeto traz à luz diversas pautas e vertentes do universo da comida de verdade.

Vila Ambiental | Sesc Vila Mariana. Foto: Julia Parpulov

São cerca de 250 atividades que convidam o público a pensar, refletir e experimentar o alimento e suas interfaces com a saúde e a cultura, em e com todos os sentidos. Voltado para todos os públicos, o evento contempla também ações específicas para crianças e reúne filósofos, sociólogos, nutricionistas, artistas, pesquisadores e chefs de destaque no cenário nacional e internacional em torno do tema.

A história do Sesc está permeada de atividades, ações e programas no campo da alimentação em que o processo educativo está presente no dia-a-dia, nos serviços prestados, bem como em ações realizadas por meio de palestras, oficinas, workshops e bate-papos, com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse pelo alimento, fomentando a difusão da cultura alimentar, além da sua importância para a melhoria da qualidade de vida. As ações proporcionam a interação e a troca de conhecimentos entre profissionais e público em ambientes informais e acolhedores, com atividades dinâmicas e interativas.
Com um histórico tão efetivo nesta área e uma relação real e comprometida com a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a educação, o Sesc centraliza suas ações em um evento único e abrangente. Assim, celebra as práticas alimentares como uma dimensão estruturante dos valores e hábitos culturais que formam uma determinada visão de sociedade.

Confira a programação do Sesc Vila Mariana:

 

PANC’S na Comedoria – 14 a 22 de outubro

Das milhares de espécies comestíveis existentes no mundo, temos conhecimento, cultivamos e nos alimentamos de apenas uma pequena parcela. Só no Brasil existem mais de 10 mil espécies vegetais com potencial alimentício. Mas a maioria desses vegetais não conhecemos, cultivamos ou consumimos. Essas plantas são chamadas de PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais. A Natureza, em sua abundância, faz brotar alimentos até mesmo nas calçadas da cidade. Alimentos  não convencionais, ignorados pela maioria das pessoas, que perdem assim a oportunidade de conhecer os grandes benefícios que eles podem nos prover.
O que muitos não sabem é que são vegetais muito resistentes, de fácil cultivo e possuem um alto  valor nutricional.

Pratos proporcionados: terça a domingo das 11h30 às 15h

MASSAS:
Nhoque de batata ou Farfalle
Molho: Creme de Abóbora japonesa e ora pro nóbis

FOLHAS REFOGADAS:
Acelga, Almeirão e Taioba

PRATO DE FINAL DE SEMANA
Peixe ao Molho de Azedinha e Tomate concassê

CAFETERIA: Terça a sexta, das 10h00 às 21h30. Sábados, das 10h às 20h30. Domingos e Feriados, das 10h às 18h30.

SALADA GRANDE
Alface americana, espinafre, maçã verde com tomate e cebola roxa em cubos, quinoa e capuchinha

SALGADOS:
Bolo suflê de Tomate seco e folhas de Peixinho

SOBREMESAS (APROVEITAMENTO INTEGRAL)
Bolo de Casca de Abacaxi
Brigadeiro de Banana com Casca

SUCOS DE FRUTAS NATIVAS:
Dias 14, 15 e 17/10 – Cambuci
Dias 18 e 19/10 – Cajá Manga
Dias 20, 21/10 e 22/10 – Umbu

Exposição: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), Ervas e Temperos

Exposição de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), ervas e temperos, abordando suas propriedades nutricionais e seus principais usos culinários, além de propor a ressignificação do uso de materiais e objetos que seriam descartados, como alternativas sustentáveis para a produção de vasos e hortas.
Local: Comedoria
De 14 a 22 de outubro, terça a sexta, das 10h às 21h30
De 14 a 22 de outubro, sábado, das 10h às 20h30
De 14 a 22 de outubro, domingo, das 10h às 18h30
Grátis | Livre

 

Vila Ambiental: Feira de Práticas Sustentáveis

A feira apresenta ao público um conjunto de ações e práticas ambientais e socialmente sustentáveis, que são realizadas na capital e municípios do entorno de São Paulo, assim como pelo próprio Sesc. Além da exposição dessas práticas, propõe também a realização de um conjunto de atividades integradas realizadas pelos(as) expositores(as) convidados(as), cujo objetivo é o de ampliar a discussão e aproximar o público das experiências apresentadas. Para essa edição da feira contaremos com a presença de dez expositores de diversos municípios do estado de São Paulo. Integrando as ações que celebram o mês da Alimentação, a edição de outubro da Vila Ambiental apresentará como tema assuntos relacionados à Alimentação Saudável.

Programação:

Dia 28/10 (Sábado)

11h-11h45: Bate-papo com Arborecer e oficina de panculinária (receita de PANCs) O coletivo abordará o tema das Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que são um dos eixos principais de pesquisa da iniciativa e em seguida será confeccionado um pão de ora-pro-nóbis com pasta de pequi.

12h-12h45: Bate-papo com Terra Viva O coletivo irá protagonizar uma roda de conversa com o tema: “Saúde: do campo ao prato. Agroecologia, Segurança Alimentar e o Consumo Responsável”.

14h-14h45: Bate-papo com Muda SP e Roça Urbana Orgânica Os coletivos vão se encontrar neste bate-papo para discorrer sobre alimentação orgânica e o cultivo de hortaliças em ambientes urbanos.

15h-15h45: Mesa redonda com Guta Chaves + Chef Tanea Romão + Recanto Magini A jornalista Guta Chaves recebe a Chef de cozinha Tanea Romão para debater sobre os diferentes biomas brasileiros, passando pelo cambuci e a juçara, ressaltando como esses produtos estão sendo valorizados e revisitados atualmente, assim como os benefícios para a comunidade. A mesa ainda propõe uma demonstração da confecção de um iogurte natural de cambuci e de juçara, com o Recanto Magini, ao mesmo tempo em que teremos um bate-papo sobre as frutas nativas da mata atlântica.

17h-17h45: Bate-papo com Sítio Florada da Serra e Sítio Boa Nova Os coletivos se encontrarão para discutir sobre alimentação saudável e a alimentação em ambientes escolares.

Dia 29/10 (Domingo)

11h-11h45: Bate-papo com Sítio Olho d’Água O coletivo discutirá sobre alimentação saudável e irá propor a confecção de queijos vegetais ao vivo.

12h-12h45: Bate-papo com Mesa Brasil O projeto Mesa Brasil do Sesc apresentará as principais características do programa.

14h-14h45: Guta + Ricardo Maranhão + Sítio do Belo Valorização das frutas brasileiras, biomas e questões históricas. Palestra sobre frutas do Brasil, com degustação de frutas da época. 16h30-17h45: Show com Juliana Andrade e Cleiton Torres (viola caipira)

Local: Praça de Eventos
Dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, das 11h às 18h
Grátis | Livre

 

Confira a programação completa do Sesc São Paulo sobre o evento no link 

 

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br
Facebook, Twitter e Instagram: /sescvilamariana

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK