Entre caminhadas, palestras e exposições, atividades celebram o meio de transporte mais usado em todo o país

No dia 8 de agosto, foi comemorado o Dia Mundial do Pedestre, graças ao dia em que os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road em Londres em 1969. Inspirado na data, o movimento SampaPé! Está organizando a Semana do Caminhar, que teve início no dia 7 de agosto e irá até o dia 13 (domingo) oferendo na cidade, atividades gratuitas de várias organizações com o objetivo de valorizar o caminhar como meio de transporte.

O tema da Semana do Caminhar de 2017 é “Caminhar dá liga”, já que andar a pé é uma maneira mais saudável, limpa e eficiente de ligar as pessoas aos diversos meios de transporte, aos lugares e à cidade. A proposta do evento é promover atividades que reforcem os aspectos mais positivos da mobilidade a pé, como aumentar a conexão entre as pessoas nas cidades.

Várias organizações estão sendo convidadas para promover a Semana da Caminhada em todo o Brasil. Confira a programação de São Paulo:

A abertura da Semana do Caminhar, teve início no dia 7 de agosto às 10h00, onde também foi lançado o Manual de Ruas Compartilhadas, material inédito em português produzido pelo dérive Lab, do México, e traduzido pelo SampaPé!. À noite aconteceu a abertura da exposição “Antes e Depois” da Urb-i no Preto Café, com exemplos de transformações no espaço público. No Dia Mundial do Pedestre, 8 de agosto (terça-feira), aconteceu a mesa redonda sobre o Estatuto do Pedestre, promovida pelo Como Anda – última novidade em termos de legislação para a mobilidade a pé. Ainda na terça-feira, no período da noite, SampaPé, Smarty, Mova-se, Ouvidoria e IAB-SP organizaram uma sessão de filmes sobre o caminhar, entre eles o lançamento de uma série que conta a história da mobilização pela abertura da avenida Paulista para as pessoas aos domingos. O cinema continua nesta quinta-feira à noite, quando o Instituto Cidade em Movimento transforma um estacionamento no centro da cidade em um cinema ao ar livre, com exibição de filmes sobre mobilidade em espaços esquecidos da cidade. Já na sexta-feira de manhã, a ONG SampaPé convida o secretário de mobilidade Sérgio Avelleda a caminhar pela cidade de São Paulo para gravar o programa “Sentindo nos Pés” – que leva tomadores de decisão da cidade a sentir como é o caminhar na metrópole. O final de semana é recheado de atividades ao ar livre, como a Rota Arcaica pelo centro de São Paulo, promovida pelo Arquipélagos Urbanos às 7h00, a Caminhada com Observação de Aves no parque do Ibirapuera às 9h00 e a Oficina com dicas de Mecânica Básica de Bicicletas, promovida pelo Bike Anjo no Largo da Batata às 10h00. Às 16h00 tem um bate-papo sobre ser mulher viajante no Tatuapé Hostel e no domingo às 15h00 acontece o encerramento dos eventos, com um agradável piquenique na Paulista Aberta.

O SampaPé! É uma organização sem fins lucrativos fundada em 2012 por 4 jovens que acreditaram que incentivar as pessoas a andarem a pé por São Paulo era a melhor forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade e criar uma cidade melhor. Desde então, o SampaPé! atua na cidade de forma a se tornar a vida urbana mais divertida, leve e humana através de projetos que envolvam melhorar a experiência do caminhar.

​Para saber mais sobre a SampaPé! e o evento: leticialedasabino.wixsite.com/sampapeorg

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK

Últimos posts por Redação CHK (exibir todos)