A Voltaire é uma das principais vias da Chácara Klabin e nos acostumamos a repetir esse nome. Mas você sabe quem foi o homem homenageado na nomenclatura da rua?

François Marie Arouet, que se tornou conhecido como Voltaire, seu pseudônimo, nasceu em uma família rica e aristocrática, em Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu em sua cidade natal em 1778 aos 83 anos. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro. Como um proeminente crítico da Igreja Católica e sua relação com o Estado, foi defensor da liberdade de expressão e de religião, sendo classificado como um “polemista satírico” em sua época, por utilizar seus trabalhos para criticar a intolerância, as instituições e dogmas religiosos. Apesar das críticas, não era ateu e sim deísta – acreditava que Deus estava presente na natureza e também no homem, que pode descobri-lo por meio da razão, dizendo que ela guia o homem para a sabedoria. Tornou-se um dos maiores nomes do movimento Iluminista: movimento político-filosófico que se caracterizou pela defesa dos direitos e da liberdade dos cidadãos. Os filósofos, entre eles, Diderot, Montesquieu e Rousseau (outros nomes conhecidos na Chácara Klabin), exaltavam a razão, dizendo que ela guia o homem para a sabedoria e desprezavam toda e qualquer crença de forma religiosa. Nesse momento Paris se transformava na capital intelectual da França, contribuindo com o acontecimento da Revolução Francesa.

Pensamentos e ideias defendidas por Voltaire:

– Voltaire foi influenciado, no campo das ideias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke.

– Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação).

– Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo.

– Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político.

– Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia.

Tumba de Voltaire, no Panteão de Paris

“Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo”

“Não prestamos para nada se só formos bons para nós próprios”

“Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem”

(Voltaire)

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK