A Lorenzo Valla é uma das principais vias da Chácara Klabin e nos acostumamos a repetir esse nome. Mas você sabe quem foi o homem homenageado na nomenclatura da rua?

Humanista italiano nascido em 1405, na cidade de Roma, e falecido em 1457, em S. João de Latrão. Lorenzo Valla foi um escritor, humanista e educador italiano.

Com a sua família originária de Piacenza e possuindo laços estreitos com o Papado , seu tio, secretário apostólico, se encarregou de sua educação após a morte do seu pai, em 1418, quando estudou diversas línguas. Após seu tio falacer, retornou a Roma, e em 1430 foi convidado para ensinar retórica em Pavia. Três anos depois, saiu desta cidade, pois os seus escritos pois os seus escritos sobre a moral, provocaram demasiada controvérsia, uma vez que defendia hedonisticamente que a virtude do homem residia em sua tendência natural para o prazer. Tal levava o, portanto, a aceder ao céu e contrariava os preceitos medievais ainda bastante enraizados. Passando por diversas cidades como Milão e Génova acabou por tornar-se secretário de Filipe Aragão. Posteriormente, em 1437, abriu uma escola em Nápoles e em 1448 foi secretário apostólico de Nicolau V, tradutor papal e cónego em S. João de Latrão.

Foi vasta a produção literária deste pensador. Célebre por sua aplicação dos novos padrões humanistas de crítica a documentos usados pelo Papado em apoio de seu poder temporal. Em 1440 publicou o seu panfleto contra a Doação de Constantino, que provou efetivamente que o famoso documento, pelo qual a autoridade imperial romana teria sido transmitida ao Papado, era falso. Valla foi também um filósofo de prestígio, e preocupado, com sua maestria linguística, em que não se perpetuassem antigos erros decorrentes de traduções defeituosas de Aristótetes e da Bíblia.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK