A Diderot é uma das principais vias da Chácara Klabin e nos acostumamos a repetir esse nome. Mas você sabe quem foi o homem homenageado na nomenclatura da rua?

Denis Diderot foi um grande escritor francês, enciclopedista e ainda filósofo. Nasceu em Langres (comuna francesa) no ano de 1713 e morreu em 1784 na cidade de Paris. Ficou conhecido por sua grande produção literária e pelas reformas realizadas nas enciclopédias. Diderot, foi um dos autores iniciais que fez da literatura um ofício (mesmo assim, nunca esqueceu que antes de tudo ele era um filósofo e não um literário), sempre se preocupou com a natureza do homem. Era sem dúvidas um grande admirador da vida.

Em 1747, junto com Jean D’Alembert, dirigiu, reformulou, ampliou e elaborou a “Enciclopédia”, gigantesca obra de síntese do pensamento filosófico e científico destinada a apresentar um panorama dos conhecimentos humanos naquele século ávido de novidades, tornando-se um dos maiores nomes do movimento Iluminista: movimento político-filosófico que se caracterizou pela defesa dos direitos e da liberdade dos cidadãos. Os filósofos, entre eles, Voltaire, Montesquieu e Rousseau (outros nomes conhecidos na Chácara Klabin), exaltavam a razão, dizendo que ela guia o homem para a sabedoria e desprezavam toda e qualquer crença de forma religiosa. Nesse momento Paris se transformava na capital intelectual da França, contribuindo com o acontecimento da Revolução Francesa.

Alguns pensamentos e ideias defendidas por Diderot:

– Importância da Ciência como principal motor do desenvolvimento e progresso humano;

– A política deve se incumbir de eliminar as diferenças sociais;

– A religião deve ficar restrita ao campo de formação do comportamento humano.

– A tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico das nações.

– Foi um crítico do Absolutismo e do poder e influência da Igreja na sociedade.

Monumento de Denis Diderot em Langres

 

” A vida selvagem é tão simples, e as nossas sociedades são máquinas tão complicadas!”

“Mil homens que não temem por suas vidas, são mais formidáveis do que 10 mil que temem por sua fortuna”.

“A liberdade é um presente do céu”.

(Diderot)

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK