ricotaa

Diferentemente dos demais queijos, a ricota é feita com o soro do leite e por esta razão tem essa cor característica, bem branquinha. É rica em proteínas importantíssimas para nosso corpo, como albumina e lactoglobulina. Com baixíssimo teor de gordura e alta digestibilidade, é um coringa para quem quer perder peso, ganhar massa magra (músculos), controlar os níveis de colesterol e pressão arterial.

Vale lembrar que tem boa quantidade de cálcio, assim, mais uma razão para introduzi-la na dieta, já que um adulto precisa de 1000mg/dia de cálcio para o organismo desempenhar suas funções, e principalmente manter dentes e ossos fortes. Essas 1000mg/dia podem ser alcançadas com 1 porção de leite ou iogurte + uma porção de ricota (2 col. sopa) + 1 porção de vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre, agrião, rúcula).

Segue abaixo uma receita de patê de ricota, que pode ser utilizada como recheio do pão ou torrada no café da manhã e também substituindo a maionese nos lanches naturais, além de ser um ótimo recheio para massas.

ricotab PATÊ DE RICOTA

Ingredientes:

1 peça (400g) de ricota fresca
1 iogurte desnatado
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
3 colheres de sopa de salsinha fresca
3 colheres de sopa de cebolinha fresca
Sal a gosto
Gergelim preto para decorar (opcional)

Modo de preparo:

Colocar a ricota em um refratário e amassar com a ajuda de um garfo. Adicionar o iogurte desnatado, a salsinha, a cebolinha, o azeite extra-virgem e o sal. Mexer bem até que os ingredientes se misturem.

Esta é uma receita básica de patê de ricota, você pode incrementá-la com cenoura ralada, frango desfiado, etc.

ricotac

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti é nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e moradora da Chácara Klabin.
Ana Maria Rossetti