As regras são essenciais para o desenvolvimento emocional da criança.

Regras são orientadores na vida da criança e ajudam na compreensão de limites, à medida que, norteiam em relação ao “que pode” e ao que “não pode” ser feito. Os pais devem estabelecer regras o mais cedo possível, uma vez que a infância é um período de aprendizagem progressiva e de descoberta da realidade, e logo, do contato com deveres e obrigações.

A primeira forma de apresentar regras na vida da criança é estabelecer rotina. A criança começa a perceber que existe uma ordem, uma organização das suas atividades ao longo do dia. Oferecer balizas de comportamento traz segurança, à medida que, a criança pode prever os acontecimentos.

Na infância, as regras precisam ser claras e objetivas, de forma que os pais não precisem dar muitas explicações. É importante, também que elas sejam organizadas junto com a criança e que fiquem disponíveis de forma visual para que a criança tenha acesso fácil. Trabalhar regras com a criança requer trabalhar a noção de ato e consequência, ou seja, a escolha de determinado comportamento implica em consequências, e logo, o desrespeito a uma regra também terá consequências.

O ideal é que os pais construam essa relação (ato/consequência) de forma a privilegiar o entendimento da criança em relação a consequência do seu mau comportamento e não baseado em punições ou castigos. Por exemplo: bagunçar o quarto implica em arrumar o quarto. Desta forma, os pais ajudam a criança a criar um repertório de
significados para as suas ações enquanto trabalham de forma positiva a disciplina na família.

 

Fabiane Matias

Fabiane Matias

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de Família
CRP 06/68421
Especialista em Terapia de Família e Casal pela UNIFESP eem Psicologia da Saúde pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Atualmente, é psicóloga no Ponto Clínico e responsável técnica pelo Serviço de Psicologia da Associação Brasileira de Pacientes Asmáticos (ABRASP)
Atua há 15 anos nos temas avaliação psicológica em saúde, orientação e intervenção com famílias e casais, saúde materno infantil, ciclo vital, orientação profissional, psicopatologias do desenvolvimento emocional e psico-social.
www.facebook.com/psicologafabianematias
Fabiane Matias

Últimos posts por Fabiane Matias (exibir todos)