A crise hídrica que estamos enfrentando é a mais grave da história. Este episódio serve como alerta para aprendermos a valorizar o nosso bem mais precioso, a água. A iniciativa da Red Baloon, escola de inglês, em adaptar a estrutura do estabelecimento para armazenar a água da chu­va, é um exemplo do quanto uma simples mudança, pode fazer uma grande diferença.

red1A transformação só ocorreu porque duas funcioná­rias da escola, a Cris e a Regina, estimularam a di­reção em colaborar com a economia da água. Para reaproveitar água da chuva, a escola teve que reali­zar algumas adaptações. Resultado? Além de ajudar o meio ambiente, houve uma queda na conta de água no final do mês.

De acordo com o especialista em meio ambiente e presi­dente da Universidade da Água, Gilmar Altamirano, inicia­tivas como essas são fundamentais para o meio ambiente. “É fundamental que essa escola sirva de modelo para que outros estabelecimentos comerciais ou de serviços tomem as mesmas atitudes. Tanto o público interno (fun­cionários) como o público externo (alunos) devem se sen­tir estimulados a economizar”, afirma o especialista.

VEJA COMO FUNCIONOU A ADAPTAÇÃO:

Parte do telhado da casa é fechado, por conta disso foram instalados estrategicamente calhas e coletores em três ambientes distintos da escola para que houvesse um maior reaproveitamento da água da chuva.

Esses tonéis podem armazenar até 75 litros de água, dependendo da quantidade de chuva – a escola está preparada para armazenar três tonéis completos. Esse número é o suficiente para lavar a escola inteira, que tem 280 m², por 15 dias. Depois que a água coletada é tratada com cloro, ela fica pronta para que no futuro seja utilizada.

red2

Viu como é fácil? Faça sua parte também, morador! Ajude o meio ambiente e encontre alternativas para reaproveitar o uso da água.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK