Ao estudarmos a história da Chácara Klabin, notamos que o bairro, na época ainda uma chácara rural da família Klabin, se desenvolveu no entorno da Rua Vergueiro, chamada de Estrada do Vergueiro antigamente. Foi a via, inclusive, que deu nome à Favela do Vergueiro, que por décadas seria a maior favela da cidade de São Paulo, e que deu lugar ao loteamento que serviu de base para o bairro como hoje o conhecemos. Hoje a Rua Vergueiro é o endereço da Estação de Metrô Chácara Klabin, além de ser uma das mais importantes vias da cidade.

vergueiro2

Para descobrir a origem do nome Vergueiro, recorremos aos arquivos da Prefeitura de São Paulo, que explica:

“Nicolau Pereira de Campos Vergueiro nasceu em Bragança, Portugal no dia 20 de dezembro de 1778. Bacharel em leis pela Universidade de Coimbra, tomou o Brasil como pátria adotiva estabelecendo-se em São Paulo com banca de advogado. Foi também fazendeiro e introduziu o trabalho livre do colono europeu pelo sistema de parceria. Representou a província de São Paulo nas Cortes portuguesas em 1822, na Constituinte brasileira em 1823 e na primeira legislatura. Em 1828 foi eleito senador por Minas Gerais. Ocupou as pastas do Império, da Justiça e Fazenda. Foi membro da regência provisória que se seguiu à abdicação de D.Pedro I, diretor do Curso de Direito de São Paulo de 1837 a 1842, um dos primeiros membros do governo paulista. Lutou pela Independência como bom brasileiro.

Como membro da comissão política brasileira, dado o seu voto em separado, gesto que produziu enorme escândalo, foi considerado o fator mais enérgico da emancipação política do Brasil. Sua ação agravou-se com a recusa de assinar a constituição portuguesa. Acusado como um dos promotores da revolução de 1842, o Senado julgou a acusação improcedente. Era do Conselho do Imperador, Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro e membro do Instituto Histórico. Escreveu: ‘Memória Histórica’, sobre a fundação da fábrica de ferro de Ipanema, em 1822, e ‘Resposta’ dada ao Senado sobre a pronúncia contra ele proferida pelo Chefe de Polícia de São Paulo, J.A.G. de Menezes, no processo da revolta de 17 de maio de 1842, dada a lume no ano seguinte. Faleceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1859.”

vergueiro

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK