Responda rápido. Quem são Pedro Pomponazzi, Ricardo Jafet, Malebranch ou Domingos de Morais? Se você respondeu “nomes de ruas”, não deixa de ter razão, mas vale lembrar que por trás desses nomes que repetimos todos os dias, escondem-se grandes histórias de homens que deixaram sua contribuição para o mundo.  É possível até que você more em uma destas ruas e não faça ideia de quem foram esses personagens homenageados nas placas.fabio2

Para resgatar essas figuras e para que o morador conheça melhor a história do bairro, começaremos neste post uma série de matérias sobre os nomes que batizam as ruas d a Chácara Klabin. Hoje começaremos com a principal via do bairro, a Avenida Prefeito Fábio Prado. Que Fábio Prado era um prefeito é fácil saber, que ele governou São Paulo, também é previsível. Mas que ele foi um dos mais importantes prefeitos da cidade, isso pouca gente sabe.

Filho do republicano Martinico Prado e de Albertina de Morais Pinto, Fábio Prado nasceu em São Paulo, no dia 26 de junho de 1887. Seu tio, Antônio da Silva Prado foi o primeiro prefeito da cidade de São Paulo. Engenheiro formado pela Universidade de Lieja na Bélgica, Fábio Prado tornou-se vereador e depois prefeito da cidade de São Paulo, entre 1934 e 1938.

pacaembu

No seu governo nasceram marcos como as avenidas Rebouças e Nove de Julho, um novo Viaduto do Chá e o Estádio Municipal do Pacaembu, inaugurado em 1940, após sua saída. Além de preparar a cidade para a transição do transporte dos trilhos para carros e ônibus, Fábio Prado foi também um homem importante para a cultura.

Em seu governo, Fábio Prado criou o Departamento de Cultura, convidando o poeta Mário de Andrade e seus amigos modernistas para dirigi-lo. Reuniu as mentes inquietas do universo das artes e da literatura para investir e renovar a cultura da cidade. Indiretamente, Fábio Prado está ligado também com o Museu da Casa Brasileira, pois o mesmo está localizado na propriedade onde o ex-prefeito morou com sua esposa Renata Crespi Prado.

fabio1

Em 1938, quando a ditadura de Getúlio Vargas batia à porta, Fábio Prado decidiu abandonar a política para sempre. Passou a se dedicar, ao lado de Renata, a iniciativas filantrópicas e de incentivo à cultura. Morreu no dia 3 de março de 1963, aos 75 anos de idade.

O Museu Da Casa Brasileira, onde é realizada a exposição Crespi-Prado, com diversas fotos raras da cidade de São Paulo, que eram de propriedade do casal, fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK