Após as festas de final de ano é normal ver o ponteiro da balança aumentar um pouco. Se o número for maior do que 5 % do seu peso é hora de se programar para perder esses quilinhos a mais o quanto antes a fim de evitar que eles nos acompanhem pelo resto do ano.

O importante é não se desesperar: Dietas malucas e muito restritivas não são o caminho para uma perda de peso saudável. Perde-se peso no início, mas ele é recuperado em pouquíssimo tempo. Na maioria dos casos, uma alimentação saudável juntamente com a prática de exercícios físicos regulares é a chave para a perda dos quilinhos a mais. Agora se você já estava acima do seu peso é importante consultar ajuda profissional para obter resultados satisfatórios.

Vamos as dicas: (nota: milagres não existem, sem mudança de comportamento não há resultado)

  • Hidratação: é comum durante as festas de final de ano ficarmos muitas horas sem comer e também sem beber água. Nesta época o calor é intenso e uma boa hidratação é fundamental. A desidratação leva ao inchaço das células, percebemos isso nas nossas extremidades: o sapato fica apertado e temos dificuldade de retirar anéis e alianças dos dedos. A bebida alcóolica dá a falsa sensação de hidratação, mas na verdade ela ajuda a desidratar o corpo. Devemos ingerir pelo menos 30 ml de água ou chá natural por Kg de peso. Evite se hidratar com bebidas ricas em sódio como refrigerantes, chás e sucos industrializados.

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  • Refeições leves: Verão e refeições pesadas com frituras e molhos gordurosos não combinam. Calor pede refeições ricas em fibras e água: Sempre tenha no prato verduras e legumes variados. Ao menos 3 cores diferentes. Uma Proteína magra: Frango, peixe, lombo suíno, patinho, lagarto, filet mignon, coxão mole ou coxão duro. Um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico: arroz integral, batata doce, batata yacom, mandioca, quinua. E finalize a refeição com uma porção de fruta a sua escolha.

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  • Atividade física: Mesmo de férias mantenha o seu corpo ativo: o sedentarismo favorece o ganho de peso: Se você não gosta de academia, aproveite o verão para praticar atividades ao ar livre. A OMS recomente ao menos 180 minutos de atividade física por semana para a manutenção da saúde.
  • Bebida alcoólica: Apesar de ser muito convidativo o consumo de álcool no verão, este deve ser feito com moderação. São bebidas calóricas e sem nenhum valor nutricional. A dica é ingerir uma dose de bebida alcoólica ao dia e tomar água antes e depois.

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