Define-se como Incontinência Urinaria (IU) “toda perda involuntária de urina clinicamente demonstrável, que causa problema social ou higiênico”.

Grande parte das incontinências urinárias são causadas por fraqueza dos músculos de sustentação dos órgãos internos. O períneo localizado dentro da bacia forma o fundo da pelve, onde estão os músculos do assoalho pélvico que envolve três orifícios: uretra, vagina e ânus.

Esse conjunto de músculos são formados  por fibras estriadas, portanto contraem conforme nossa vontade.

A consciência corporal ativa dessa região é geralmente desconhecida, por essa razão frequentemente mal tratada.

xix1A conscientização e fortalecimento dessa região com o Pilates vêm se mostrando muito eficaz para o controle voluntário dos músculos do assoalho pélvico, diminuindo a perda involuntária de urina.

O Pilates proporciona uma qualidade de contração dos músculos do assoalho pélvico (AP) mais efetiva quando comparada com a realização da contração do AP de maneira isolada, porque sempre virá associada a outros músculos, como, por exemplo, a musculatura abdominal, aumentando assim sua potência e automatização da contração.

Devemos então aprofundar nosso trabalho para ajudar mulheres a terem um real conhecimento de seu períneo. Somente assim podemos prevenir esse tipo de desconforto.

xix2

*Colaborou Patrícia Malta Guimarães

Adriana Bolognesi

Adriana Bolognesi

Fisioterapeuta, especializada em RPG e Pilates, Fisiologia do exercício.
Adriana Bolognesi

Últimos posts por Adriana Bolognesi (exibir todos)