Há mais de 30 anos na região, o NABEM, ou “Bezerra”, como é chamado, é uma institui­ção sem fins lucrativos dedicada à prática da fraternidade e da solidariedade, com um forte traba­lho de assistência social. Fundado no dia 6 de de­zembro de 1979, por um grupo de pessoas liderado pelo Sr. Geraldo Belletti Britto, o Núcleo começou em um sobrado na Rua Pelotas, no bairro da Vila Mariana. Foi a Prefeitura de São Paulo quem cedeu o terreno na Chácara Klabin, três anos depois, local onde atualmente o Bezerra está localizado.

NABEM

NABEM

Desde o início, o objetivo da Casa sempre foi ajudar os necessitados e proporcionar a eles conforto e equi­líbrio emocional. Destaca-se nesse trabalho a atuação com pessoas portadoras de hanseníase, uma doença contagiosa e que traz muito sofrimento aos doentes. Atualmente administrada por André Britto, filho do fundador, a casa conta com cerca de 450 vo­luntários – segundo André, todos são responsáveis diretamente pelo trabalho -, em 799 pontos de atua­ção.

Uma das principais unidades está na cidade de Cananéia, no Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do estado. É a Casa de Caridade e Amor ao Próximo Martim Afonso de Souza, onde o Núcleo mantém o Projeto Casa do Caminho, que oferece moradia e auxílio a uma série de famílias necessita­das na região.

Ao todo, o Bezerra atende cerca de 90 mil pessoas em todas as suas unidades, distribuindo roupas – todas em ótimo estado – e cerca de 4 toneladas de alimentos por mês. Tudo isso com a ajuda de diversos doadores, a maioria da região – é possível agendar a retirada de doações em casa.
Além de ajudar pessoas carentes, o Bezerra dispo­nibiliza à comunidade uma série de atividades, como coral, oficinas de costura, biblioteca, sebo, aulas de culinária, oficinas de artesanato, sem contar as deli­ciosas pizzas que são servidas na Casa. Como André Britto nos explicou durante uma visita à Casa, não é preciso ter qualquer envolvimento com a religião do espiritismo, doutrina seguida pela casa, para frequen­tar o Bezerra. O Núcleo é dividido em duas unidades, sendo a Unidade 1, na Av. Pref. Fábio Prado, dedicada às atividades ocupacionais, e a Unidade 2, na Rua dos Bonitos, dedicada à assistência espiritual e à doutrina espírita. Conheça o Bezerra de Menezes!

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK