Enfim o final de ano….

2016 está acabando, dezembro se aproximando, Natal, Ano Novo, festas, casa enfeitada, revelação do amigo secreto, reencontro com os familiares distantes, crianças de férias…nossa, tudo isso em Dezembro?!?! Tá explicado por que esse mês é tão corrido!!

Mas calma!

Uma coisa de cada vez…vamos entender o que o Natal tem a ver com tudo isso que fazemos….

Para o Cristianismo, acredita-se queJesus Cristo nasceu dia 25 de dezembro e essa data remete à um novo tempo. Comemoramos o nascimento de um período que está por vir. O Natal coincide com a época da virada de ano, quando novos propósitos, novas metas, novas prioridades enchem nossos corações de muita esperança. É um tempo mágico, não é só uma mudança do calendário que ganhamos da farmácia, é um período do ano que todos esperam com ansiedade.

E esse período que antecede ao Natal é chamado de “Advento“. A palavra vem do latim – adventus – e significa “chegada”. Esse período, em específico as quatro semanas antes dele, começando a contagem no domingo mais próximo do dia 30/11 e terminando no dia 24/12, de uma forma geral,apresenta um caráter de espera e meditação. Simboliza a chegada do Menino Jesus. Por isso, enfeitamos a casa no 4º domingo anterior ao Natal.

Então, explicado o porquê da comemoração, vamos ao que interessa.

 

É hora de enfeitar a casa, montar a árvore, organizar o presépio….

 

Você sabe o que simboliza cada detalhe?

1) A forma circular das guirlandas colocadas na porta de entrada, representa a eternidade;

2) O verde representa a esperança e a vida;

3) A fita vermelha simboliza o amor de Deus pela eternidade.;

4) As velas simbolizam os quatro domingos antes do Natal.

 

Cada um enfeita a sua casa de acordo com sua criatividade, gosto, valor que pretende investir e não tem uma ordem e muito menos um manual de como fazer. Árvores coloridas, com fitas, só com bolas, monocromáticas, artificiais, naturais, grandes ou pequenas…todas são válidas, o importante é caprichar.

Casa enfeitada, ceia pronta, noite de Natal, Reveillon…fim das festas de final de ano. Chegou a hora de guardar tudo, organizar e bagunça e começar 2017.

Agora vem a parte importante: como guardar tudo isso? Todos esses objetos são delicados, caros e alguns muito especiais, não podemos simplesmente jogá-los numa caixa de papelão e colocarmos em cima do armário até o próximo ano.

ilustracao-organizando-o-natal

Darei algumas dicas de como desmontar e guardar a decoração e enfeites de Natal sem estragar nada.

  1. Comece pelo pisca-pisca, pois se uma das lâmpadas queimar, as demais ficam comprometidas. Use rolos de papel (alumínio ou filme) vazios para enrolar, dessa forma não se cria aqueles nós, na hora de desenrolar.
  2. Guarde o pisca-pisca e as bolas nas embalagens originais, tome cuidado para não destruí-las na hora da montagem, pois o objetivo é utilizá-las novamente. Caso tenha jogado fora sugiro colocar em caixas de plásticos para assegurar que não se quebrarão. Ou ainda caixas de ovos vazios, é uma sugestão boa e econômica.
  3. Os enfeites que não são frágeis guardem em saquinhos plásticos para protegê-los e não pegar pó.
  4. As latas ou caixas são ótimas para organizar melhor os enfeites.
  5. Outra sugestão, é usar cestos para guardar os enfeites, procure não colocar muitos objetos dentro do cesto para evitar que quebrem pelo excesso de peso.
  6. O ideal são as caixas ou cestos de plásticos para evitar mofo, já que as caixas de papelão são mais propensas a isto.
  7. Cestos empilháveis também são ótimos para acomodar as miudezas. São encontrados facilmente em supermercados.
  8. Desmonte a árvore com cuidado para não estragar os galhos, o ideal é sempre guardá-la na horizontal para que ela não estrague. Se você não tiver uma caixa onde ela caiba é melhor envolvê-la em um saco plástico e passar fita em volta.
  9. A dica final é utilizar etiquetas para identificar o que tem dentro de cada caixa.

Mas a pergunta que fica no ar….por que estou dando tantas dicas agora, antes do Natal, que ainda está longe para guardar tudo?

Simples, montando a árvore, desembalando os enfeites e vendo tudo o que se tem, você terá a noção exata do que precisa para guardar tudo no seu devido lugar. Já sabendo que terá que organizar toda a decoração no início de janeiro, dá tempo de guardar embalagens vazias de ovos, comprar algumas caixas plásticas, separar rolos de papel.

 Essa é a minha última matéria do ano. Desejo a todos um ótimo espírito de Natal, com muita luz e prosperidade e uma ótima passagem de ano, com muitas vibrações positivas para 2017.

E assim acaba mais um ano, com muitas experiências vividas e prontos para recomeçarmos tudooo de novo. Sempre com muita organização!!

Até o próximo ano…..

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK