“É sabido que o corpo necessita de rotina para seu funcionamento adequado. Da mesma forma, a mente precisa de tempo e calma para organizar o pensamento lógico, que reúne elementos, avalia cenários e toma decisões. Ora, a espontaneidade nunca deixará de ser um valioso ativo – mas nada se constrói sem disciplina e organização” (trecho do texto Conversa sobre a importância da rotina, de Tânia Freitas).

Nos dias de hoje quanto tempo dispomos para nos dedicar a casa e a nós mesmos? São muitas as necessidades do nosso dia a dia. Manutenções periódicas no lar, compras semanais, revisões no carro, médicos, tarefas com os filhos, trabalho, carreira, amor. Quanto custa esse tempo? Num mundo onde o tempo é cada vez mais valioso, qual o valor dos nossos minutos? Qual o custo da nossa qualidade de vida?

A falta de método e o acúmulo de coisas que criamos aos poucos, sem perceber, tomam nosso tempo. Calcule o custo dessa desorganização. Imagine o tempo que se gasta todos os dias procurando coisas como chaves, acessórios para vestir, aquele papelzinho no qual você anotou o telefone daquela amiga que não via há anos e até mesmo o próprio celular? Imagine passar o final de semana arrumando armários e gavetas e no decorrer da semana perceber que seu trabalho foi em vão? Que não era “bem aquilo” que você pretendia?

coluna3

O mercado de organização profissional tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante de tantas funções acumuladas, em casa e no trabalho, as pessoas têm cada vez menos tempo livre. Cada vez mais, o trabalho do Personal Organizer é valorizado por quem concorda que organização é poupar tempo, trabalho e, consequentemente, dinheiro.

O trabalho de um Personal Organizer vai além de fazer um armário ser eficiente. O profissional usa seus conhecimentos e habilidades para melhorar a qualidade de vida e o dia a dia dos clientes. Ao “desenhar” um sistema de organização, sempre personalizado, analisa as rotinas já estabelecidas e consegue oferecer um planejamento e uma melhor utilização do espaço. A ideia é de facilitar e criar, ou mesmo melhorar processos para otimizar tempo e para que as pessoas assumam o controle de seu ambiente e do seu dia a dia, trazendo maior agilidade na realização de diversas tarefas. Até pessoas avessas a organização, após a visita de um Personal Organizer, conseguem aplicar essa técnica à sua realidade. Com isso, conseguem mais tempo para dedicar-se às coisas que amam e que realmente importam.

Se para você, ter um roteiro diário de tarefas é sinônimo de monotonia, saiba que a rotina é essencial para se organizar. Ter rotina é uma das coisas que ajudam você a não enlouquecer. Permite que tenha uma vida mais equilibrada e ainda contribui para o desenvolvimento geral de todas as atividades. Rotina é ter sequência e/ou método para que os imprevistos sejam administrados com tranquilidade. É saber o que tem que ser feito em cada situação, é priorizar as atividades. O objetivo de ter rotina é garantir que tudo o que precisa ser feito seja efetivamente feito, sem esquecer de nada, com segurança e controle.

Processo, pelo nosso dicionário, indica a ação de ir em frente em prol de uma meta. E rotina é o caminho de fazer algo sempre do mesmo modo, desde que esteja correto. Quando criamos rotinas e processos, nossas ações são pensadas e planejadas para que possamos chegar a um resultado positivo.

Deixar para depois é a principal causa de bagunça numa casa. Faça hoje o que deve ser feito hoje!

Organização faz o dia ser mais leve, traz praticidade e agilidade para as tarefas e controle das nossas atividades. Organização tem o objetivo de descomplicar o dia a dia e de fazer o tempo ser bem utilizado.

Faça a conta de quanto vale sua hora trabalhada e calcule quanto tempo se desperdiça nessas atividades desgastantes. Mude essa situação, converse com um profissional, esteja aberto a mudanças e bons resultados virão!

Fabíola Sigismondi

Fabíola Sigismondi

Fabíola Sigismondi, formada em Designer de Interiores, personal organizer certificada, especializada em mudanças e presta consultoria em organização residencial, trazendo soluções personalizadas para a rotina doméstica.
1199576-9117
Fabíola Sigismondi

Últimos posts por Fabíola Sigismondi (exibir todos)