Sim, aos pessimistas de plantão, vale dizer que em visita recente ao Rio de Janeiro , fiquei maravilhada com a “Cidade Maravilhosa” e, ao contrário do que ouvimos e vemos em todos os noticiários, a cidade está de parabéns e pronta para receber as Olimpíadas. Problemas ocorrerão, mas os brasileiros e, principalmente os cariocas, não têm porque se envergonhar. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.

Desde da chegada ao aeroporto Santos Dumont o Rio surpreende. Além da ampliação do pátio e reconstrução das pistas usando um novo sistema de drenagem de solo e sinalização horizontal, o aeroporto conta agora com um novo hotel e um novo espaço comercial, o Bossa Nova Mall, com 23 lojas já em funcionamento e muitas lojas  de grife com potencial para crescer. O hotel  Prodigy chega com 300 apartamentos e pode ser reservado por 3, 6, 9 ou 12 horas ou ainda em sistema de day use. A nova área conta ainda com um lounge para Uber. Show!!!

O VLT, veiculo leve sobre Trilhos, funciona beneficiando turistas e moradores conectando a região portuária ao centro e ao Aeroporto Santos Dumont

O VLT, veiculo leve sobre Trilhos, funciona beneficiando turistas e moradores conectando a região portuária ao centro e ao Aeroporto Santos Dumont

O VTL, veículo leve sobre trilhos, entrou em funcionamento em junho de 2016 e já está beneficiando turistas e moradores, conectando a região portuária ao centro e ao aeroporto Santos Dumont. Ele é uma atração enquanto cruza, quase sem ruído, a  cidade com janelas amplas. Não há pescoço que fique parado, nem celular que fique guardado. E para quem tem mais de 60 anos, é uma viagem de volta ao tempo, pois além da paisagem do centro da capital fluminense, onde se destacam prédios coloniais, museus, bibliotecas, restaurantes e jardins, o moderno VLT faz alusão aos antigos bondes, que circulavam na capital carioca, entretanto com muito mais conforto. Com tarifas de  R$3,80, os novos trens  se integram com todos os outros transportes públicos da cidade, de trens a barcas, metrô e ônibus, BRT, além do teleférico, tudo isso sem poluir. A capacidade pode chegar a 300 mil passageiros por dia. O VLT operará 24 horas por dia nos sete dias da semana. Cada vagão vai comportar 420 passageiros.

O asfalto da cidade está perfeito,  deixando todo paulistano morrendo de inveja. Foram criados corredores de tráfego e faixas reservadas para a família olímpica durante os Jogos de 2016. Serão três tipos:  as exclusivas,  as prioritárias e  as compartilhadas.

A Indústria hoteleira investiu pesado e o parque hoteleiro da cidade está todo renovado. Muitos são os destaques, como o  novíssimo YOU2, recém inaugurado na praia de  Botafogo, em frente a baía. O Gran Hyatt na Barra da Tijuca, com excelente estrutura e atendimento primoroso, foi um upgrade para a Barra, sem falar no Hilton, com serviços de luxo e piscina de borda infinita no último andar, com vista para a Lagoa de Jacarepaguá. A fachada do Hotel Emiliano é um luxo só e em breve começará a operar. Fica na Av. Atlântica com Souza Lima, onde era o consulado da Áustria. É o segundo hotel da marca. O primeiro, em São Paulo, fundado há 15 anos, é frequentado por celebridades como Gisele Bündchen.

Para quem quiser fugir da agitação, o Recreio dos Bandeirantes é o lugar. O projeto arquitetônico do Blue Tree Premium Design Rio de Janeiro é de deixar todos de queixo caído, todo branquinho, inspirado em Gaudí, super moderno e com varandas frente mar.

O Parque Olímpico, coração dos Jogos Rio 2016, na Barra da Tijuca, vai sediar 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas ,em uma área de 1,18 milhões de metros quadrados, que após os Jogos será transformado em um amplo complexo esportivo e educacional destinado a estudantes da rede municipal e atletas de alto rendimento. Das 42 modalidades olímpicas, o esporte que é a cara do Rio de Janeiro é o vôlei de praia e será disputado na soberana e lindíssima arena na praia de Copacabana. Já imaginou  que emoção ver o nosso Brasil ganhar a medalha nessa modalidade?

Bom amigos, os ” Olhos  do Mundo” estarão no Rio nos próximos dias, cabe a nós brasileiros pararmos com esse vício de falar mal do Brasil fazendo a nossa parte e acabando de uma vez por todas com essa imagem fantasiosa que o Brasil se resume a samba, carnaval e malandragem.

 

Regina Renda

Regina Renda

Formada em comunicação Social pela ECA- USP com pós graduação em Administração de Empresas e Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Hoje é sócia- fundadora da Up Travel Br, agencia e operadora de Turismo, presente na Chácara Klabin, há mais de 12 anos. Ama viajar e trazer dicas exclusivas para clientes e amigos, veja mais no blog www.reginarenda.com.br
contato:[email protected]
Regina Renda