detoxO nome “detox” é uma abreviação da palavra “desintoxicar”. Essa dieta consiste na privação de contato com toxinas (conservantes, corantes e aditivos químicos, agrotóxicos e pesticidas, cosméticos e poluição) que vão se acumulando nas células.

A dieta detox conta com com alimentos na sua forma natural, sem conservantes químicos e na privação de um certo numero de calorias visando a perda de peso. São utilizados chás e alimentos funcionais para desintoxicação do fígado, seguida da indução à diurese.

Ela não é necessariamente uma dieta líquida. O indivíduo pode consumir frutas, verduras e legumes na sua forma natural, ou com um mínimo de cozimento. Eliminam-se as carnes animais optando sempre pelas proteínas vegetais como a soja, cogumelos, feijões, ervilha, lentilha e quinoa.

detox2

Um estudo publicado na revista Nutrition Research avaliou 84 mulheres que seguiram uma dieta Detox. Ao final dos 11 dias, os pesquisadores observaram que em comparação ao grupo placebo, o grupo detox apresentou redução de peso, de índice de massa corporal (IMC) e de percentual de gordura corporal, além de menores níveis séricos de insulina.

Vale ressaltar que o processo de desintoxicação pelo fígado ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde, assim como deficiências vitamínicas se não for feita com orientação de um médico ou nutricionista.
Bibliografia 

Cline JC. Nutritional aspects of detoxification in clinical practice. Altern Ther Health Med. 2015;21(3):54-62.

Conselho Federal de Nutricionistas. Dieta Detox. Nota técnica do CFN. Disponível em: http://www.cfn.org.br/index.php/dieta-detox-nota-tecnica-do-cfn/. Acessado em: 15/02/2016

Kim MJ, Hwang JH, Ko HJ, Na HB1, Kim JH. Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women. Nutr Res. 2015;35(5):409-20.

Klein AV, Kiat H. Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence. J Hum Nutr Diet. 2015;28(6):675-86.

The Detox Dossier. Disponível em: http://www.senseaboutscience.org/data/files/resources/48/Detox-Dossier-Embargoed-until-0001-5th-jan-2009.pdf. Acessado em: 15/02/2016

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti é nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e moradora da Chácara Klabin.
Ana Maria Rossetti