frutas vermelhas

Hoje vamos falar um pouco das frutas vermelhas ou frutas silvestres, mais especificamente as chamadas “Berries”, pouco encontradas no Brasil na sua forma in natura (Cranberry, Blueberry, Gogi Berry e Raspberry). Todas elas são excelentes fontes de carotenoides (Vitamina A), que previne doenças do envelhecimento, protege a pele e os olhos.

Quanto consumir? 

O consumo recomendado pela FAO/ WHO, órgãos internacionais responsáveis pela avaliação de estudos na área alimentar e nutricional, é de 400 gramas de frutas e vegetais por dia, podendo ser divididos e distribuídos em 5 porções diárias. Uma porção se refere ao consumo de 10 morangos pequenos, ou amoras pretas ou framboesas, ou pitanga, cranberry, mirtilo, etc. O ideal é consumir 3 porções de frutas + 2 porções de vegetais ao dia.

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Cranberry (Oxicoco): Ela previne infecções urinárias e como todas as “Berries” é um poderoso antioxidante (previne e diminui riscos de doenças cardiovasculares). É encontrada no Brasil em forma de cápsula, fruta desidratada ou na forma de sucos prontos para o consumo.

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Blueberry (Mirtilo): Grande combatente dos radicais livres e do envelhecimento. Mantém a saúde dos olhos e diminui o colesterol ruim. Também é indicado para controlar a hipertensão e ajudar na memória. É encontrada no Brasil na forma desidratada, congelada ou in natura.

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Raspberry (framboesa): Contém fibras, vitamina C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico, indicado para as grávidas. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças como a artrite. No Brasil é encontrada na forma in natura ou desidratada.

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Strawberry (morango): A nossa Berry! Tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibrasflavonóides, ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares.

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Açaí (ou Açaí Berry): Outra Berry nacional, possui um dos maiores níveis de antioxidantes, além de vitaminasaçúcares essenciais, bioflavonóides e óleos emolientes. Um dos mais comuns, junto com o cranberry, nas fórmulas de cosméticos, além de apresentar propriedades anticancerígenas. Para não pesar na balança, uma porção ideal seria um pote de 30 gramas, na forma de extrato de açaí.

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Gogy Berry: A frutinha do momento. Dentre seus inúmeros benefícios, destaca-se a enorme quantidade de vitamina C: 100 gramas da fruta seca contêm 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Porém, para não pesar na balança, seu consumo diário deve ser de 1 colher de sopa ao dia (10g), que contém 50 Kcal. É rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as nossas células, reduzindo, inclusive, o risco de doenças cardiovasculares. No Brasil ela é encontrada na forma desidratada e em cápsulas.

Para uma boa saúde, o importante mesmo é o consumo de 3 porções de frutas variadas ao dia. Cada fruta tem o seu benefício e todas são fontes de vitaminas e minerais. Dê sempre preferência às frutas da época, que têm mais vitaminas e minerais por estarem sendo cultivadas no seu tempo certo. Consulte um profissional para mais detalhes sobre o consumo de frutas com objetivos terapêuticos.

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti é nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e moradora da Chácara Klabin.
Ana Maria Rossetti