Não é raro encontrar o fotojornalista Wagner Avancini pelas ruas do bairro, principalmente na Praça Kant, onde leva seus três cães para pas­sear. Morador da região desde a década de 70, Wagner participou da fundação de gran­des agências do fotojornalismo. A experiência de quatro décadas fez com que Wagner participasse e fosse testemunha ocular da história do jornalis­mo e do Brasil.

wag

Sua história com a fotografia vem de lon­ga data. Ao lado de grandes nomes do jornalismo, Wagner participou da criação da Agência Central, em 1978 e logo depois da Agência Angular, ao lado de João Bittar, Marcos Rosa, José Bittar, Cristina Villares e Marisa Carrião. Essa agência de fotogra­fia independente foi criada seguindo os conceitos das principais agências de fotojornalismo do mundo, como a Agência Magnum.

Baseada nos conceitos do Robert Capa, um dos maiores fotógrafos do mundo, a Agência Angular defendia o direito autoral do fotógrafo, do repórter fotográfico ser responsável por todo o processo, desde a pauta, até a produção e edição das fotos. Na Angular, os profissionais deixaram de ser pres­tadores de serviços e tornaram-se donos de seus próprios trabalhos.

wag2

Para o fotojornalista, a Agência Angular marcou uma geração em que os fotógrafos atuavam de maneira muito diferente do formato que a maioria trabalha hoje em dia. “Naquela época o fotojornalista pensava no todo, ele era parte do processo da reportagem, tinha a possibilidade de chegar antes e ficar até depois do horário estipulado, aguardando sempre uma novidade, um furo. Hoje isso não acontece mais, a empresa te contrata por um curto período para você entregar o material o mais rápido possí­vel”, conta Avancini.

wag3

Wagner trabalhou nos principais jornais e revistas do país, como, por exemplo, a Revista Veja, Veja São Paulo, Revista Visão, Jornal República, Correio Bra­siliense, O Globo e também foi prestador de serviços na Folha de S. Paulo. Acompanhou de perto marcos da história do nosso país, como a morte de Ayrton Senna, Jânio Quadros, Elis Regina e Tancredo Neves.

wag4

A revista CHK tem muita orgulho de contar com Wagner Avancini nas principais pautas da revista. Atualmente, o fotógrafo é especialista em trabalhos institucionais para empresas e está preparando um curso de fotografia para ministrar no nosso bairro.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK