Uma casa limpa e cheirosa é algo precioso e prazeroso, mas e nosso meio ambiente, como fica em meio há tantos produtos químicos?

A maioria dos detergentes comuns está cheio de poluentes destruidores do meio ambiente. Este tipo de substância é péssimo para a qualidade do ar e principalmente de nossa saúde. Ao inalarmos estes componentes podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas.

Está na hora de voltar aos detergentes que as nossas avós usavam para limpar a casa, dessa forma conseguiremos uma casa limpa de forma ecológica e sem gastar muito dinheiro.

Além de muito eficazes, os produtos naturais também são versáteis e de baixo custo, substitua os diversos produtos de limpeza existentes no mercado por esse “arsenal verde”.

Para um consumo consciente, nas prateleiras dos supermercados já existem vários materiais de limpeza ecológicos, isentos de agentes químicos agressivos ou com o seu teor reduzido. Portanto, ao optar pelos industrializados, prefira os de baixo impacto ambiental.

Para limpar a casa de forma ecológica são necessários alguns produtos naturais, para além de não destruir o ambiente, poupar sua conta bancária.

Vinagre, suco de limão e bicarbonato de sódio: com esse trio nas mãos, você ataca de mofo, limo e manchas a gordura, entupimento e odores fortes. Ele tem propriedades bactericidas, abrasivas e ácidas tão eficientes quanto os produtos industrializados, mas com a vantagem de não agredir a nossa saúde nem o meio ambiente. 

Vamos a algumas dicas práticas:

  1. VINAGRE

Com alta concentração de ácido acético, o líquido funciona como um potente desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã.

Eliminar gorduras – Mergulhe uma esponja no vinagre puro e limpe fornos, bancadas, louça de cozinha, tampas de exaustores e fogões.

Desinfetar superfícies- Misture 1 parte de vinagre com quatro de água para obter uma solução de limpeza, para todos os fins, que desinfeta tudo, desde as bancadas a maçanetas.

Limpar vidros – Misture 2 copos de água, ¼ de copo de vinagre e ½ colher de chá de detergente de louça líquido num borrifador para criar um limpa vidros natural. Para não riscar, seque com jornal.

Limpar louça sanitária – O vinagre desodoriza e mata germes naturalmente. Despeje 1 copo de vinagre na louça e deixe atuar. Adicione algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para branqueamento extra. Com a vassoura retire a sujeira grudada e em seguida puxe a descarga.

Desentupir ralos – Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio pelo ralo entupido e seguido de ½ copo de vinagre. Cubra o ralo para manter a ação da efervescência. Quando a efervescência desaparecer, jogue um ou dois litros de água fervente. Caso não tiver sucesso de primeira vez, repita todo o processo.

Lustrar móveis – Misture ¼ de copo de azeite, 4 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de chá de suco de limão para obter um ótimo polidor caseiro.

Remover manchas da roupa – Combine ½ de copo de vinagre branco, ¼ de copo de bicarbonato de sódio e 3 copos de água num borrifador para uma pré-lavagem. Pulverize a solução diretamente sobre as manchas e depois lave normalmente.

Amaciante de roupa – Adicione ½ copo de vinagre ao ciclo de lavagem, no lugar do amaciante convencional. O vinagre quebra e dissolve naturalmente o detergente tornando as roupas, lençóis e toalhas, mais macios.

Anti-mofo – remova esse odor desagradável do armário limpando-o com um pano embebido na mistura de 3 litros de água quente com 1 ou 2 colheres (sopa) de vinagre branco.

Rejunte branquinho – aplique vinagre puro com uma escovinha de dentes no rejunte do azulejo. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água. A dica também vale para limpar aquela parede com marcas de móveis ou de sapatos.

Tapetes e carpetes novinhos – para limpar essas peças, aplique uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água.

  1. LIMÃO

O ácido cítrico do fruto ajuda a dissolver o limo e até manchas de ferrugem.

Eliminar gorduras – Uma enzima do ácido cítrico do suco de limão corta gorduras de forma tão eficaz como qualquer produto comercial de limpeza. Misture o suco de dois limões com ½ copo de vinagre para criar um poderoso anti gordura.

Limpar tábuas de cozinha – Desinfete e renove as tábuas de cozinha de madeira, esfregando um limão cortado sobre a superfície. Deixe o suco de limão atuar por um tempo e depois enxague naturalmente.

Dar brilho aos cobres – Faça uma pasta de um quarto de copo de sal de cozinha e suco de limão. Aplique a pasta sobre panelas e frigideiras de cobre ou latão, deixe atuar de 5 a 10 minutos, depois lave com água morna. Lustre com um pano macio.

Evitar pragas – Odores fortes desencorajam pragas domésticas como formigas, aranhas e pulgas. Para mantê-las longe, esfregue sumo de limão ou deixe cascas de limão em zonas propensas ao seu aparecimento como ao longo de rodapés, nas frestas de janelas, nas costas dos armários e outras áreas por onde a praga possa entrar em sua casa.

Louça sem gordura – dilua 1/4 de xícara (chá) de suco de limão em água e aplique na peça com um pano macio.

Anti-ferrugem retire esse tipo de mancha de talheres, grelhas e fogão esfregando a superfície com suco de limão e uma esponja.

  1. BICARBONATO DE SÓDIO

É bactericida e uma excelente alternativa para os produtos de limpeza abrasivos, para afastar odores desagradáveis. Também é a sua ferramenta número um para absorver odores domésticos: despeje uma camada de bicarbonato de sódio no saco do lixo; espalhe o produto sobre os odores do tapete ou ainda deixe recipientes com um pouquinho do pó em alguns pontos estratégicos da casa para absorver o mau cheiro. Além de todas essas características, ele é muito útil para branquear.

Limpar peças de pratas. Forre um pirex de vidro com folha de alumínio e ponha em cima os objetos de prata. Espalhe ½ copo de bicarbonato de sódio em cima dos objetos a limpar e cubra-os com água fervente. Deixe de molho por cinco minutos; enxague e seque-os com pano macio.

Remover riscos do chão – Espalhe bicarbonato de sódio sobre os riscos e limpe com um pano quente e úmido.

Remover sujeira encrustada em assadeiras – Espalhe bicarbonato de sódio na peça a limpar, adicione água e deixe-os de molho por algumas horas. O bicarbonato de sódio vai soltar os alimentos encrustados.

Remover sujeira e gordura das roupas – Adicione ½ copo de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem.

Matar o bolor das paredes do banheiro- Misture bicarbonato de sódio com vinagre ou água oxigenada para criar uma pasta; aplique nas paredes afetadas, deixe atuar por 30 minutos e esfregue.

Forno brilhante – Faça uma mistura de 1/2 litro de água quente e 3 colheres (sopa) de bicarbonato. Aplique em todo o forno e, após uma hora, retire-o com um pano úmido.

Carpete cheiroso – Para eliminar o odor forte, provocado por animais de estimação ou pela falta de ventilação no ambiente, pulverize bicarbonato de sódio sobre o carpete usando uma peneira grande. Deixe agir por dez minutos e aspire. Não passe vassoura para evitar que o tapete fique branco.

Geladeira limpinha – Sempre depois de finalizar a limpeza da geladeira e do freezer, passe um pano úmido com bicarbonato na parte interna para desinfetar o local.

Abuse desses produtos naturais e você facilitará o seu dia a dia, ganhará mais espaço na despensa, preservará o meio ambiente e além de tudo acumulará “notinhas” em sua carteira.

Fabíola Sigismondi

Fabíola Sigismondi

Fabíola Sigismondi, formada em Designer de Interiores, personal organizer certificada, especializada em mudanças e presta consultoria em organização residencial, trazendo soluções personalizadas para a rotina doméstica.
1199576-9117
Fabíola Sigismondi

Últimos posts por Fabíola Sigismondi (exibir todos)