Iniciamos o ano, 2017.
Aproveitamos as comemorações que celebramos com positividade para alavancar novos projetos, ou antigos. Quem sabe um deles seja começar a meditar, finalmente!

Nada mais justo em tempos desafiadores como este, por isso descrevo aqui um pouco sobre a parte fácil e leve da meditação, que aliás, não tem segredo, tampouco precisa-se realizar cursos e workshops para iniciar. Um bate papo com quem conhece um pouco já esta de bom tamanho para começar a meditar.

MeditaçãoO objetivo da meditação é ajudar o praticante a chegar a uma compreensão um pouco mais profunda da realidade. Esta introspecção causada pelo exercício tem a capacidade de libertar-nos do medo, da ansiedade e da depressão. Pode produzir compreensão e compaixão, pode elevar a qualidade de vida e trazer liberdade, paz e alegria para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor. Isso é maravilhoso e o resultado sente-se dias após o início da prática.

A meditação sentada é a forma mais comum de meditação, mas também podemos praticá-la em outras posições como caminhando, em pé ou deitados. Quando lavamos roupa, regamos as plantas ou dirigimos o carro – onde quer que estejamos, o que quer que façamos, seja qual for a posição de nosso corpo, se as energias da mente alerta, da concentração e da introspecção estiverem presentes em nossa mente, em nosso corpo, então estamos praticando a meditação.

meditação (1)

Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
* redução do estresse e ansiedade
* aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;
* diminuição da insônia e depressão;
* aumento de bem-estar e autoestima;
* estímulo da criatividade, inteligência e memória;
* fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
* redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
* diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Professora de Yoga há 18 anos, com formações em Vinyasa Yoga e Ashtanga Yoga, entre outros, vem investigando a filosofia Vedanta, o Tantra,Ayurveda e outros saberes orientais, sempre aprendendo e aplicando o ensinamento à vida.
Daniela Monteiro

Últimos posts por Daniela Monteiro (exibir todos)