A Subprefeitura da Vila Mariana e a OSCIP – Instituto Physis Cultura & Ambiente assinaram no dia 08 de dezembro, o Termo de Parceria para a implantação da Agenda 21 da Vila Mariana.

O Instituto Physis – Cultura & Ambiente é uma associação de fins não econômicos, apartidária, de caráter científico, cultural e educacional, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico, que desde 1991 age pela educação e qualidade de vida realizando trabalhos na área Ambiental.

Para quem não conhece a Agenda 21, ela surgiu de uma decisão consensual dos 179 países presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92.

A Agenda 21 é um plano estratégico de ação, com envolvimento de vários segmentos da sociedade, que constitui a tentativa de promover, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A região da Subprefeitura Vila Mariana engloba os bairros de Saúde, Moema e Vila Mariana, mais de 300 mil habitantes e uma sociedade civil bem organizada com inúmeros fóruns, associações e Organizações Não Governamentais – ONG´s que devem ser reconhecidos como parceiros na implementação da Agenda 21.

Para iniciarmos nosso trabalho serão convidados todos os interessados para selarmos termos de parcerias e cooperação para a elaboração de um planejamento estratégico e integrado, que estabeleça prioridades e metas realistas para que a sustentabilidade da nossa região. Antes de ter o diagnóstico dos problemas ambientais pronto para que se possa agir e resolve-los, vamos utilizar o Plano Diretor da Subprefeitura para início dos trabalhos.

Como muitos dos problemas e soluções tratados na Agenda 21 têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação da Subprefeitura será um fator determinante na realização de seus objetivos.