Olá mamães, hoje quero falar de um assunto muito importante. A volta da atividade física no pós-parto.

É muito comum as mamães pedirem a liberação do obstetra para voltar aos exercícios rapidamente. Essa liberação depende, inicialmente, do tipo de parto, podendo ser uma cesariana de 45 a 60 dias e parto normal de 30 a 40 dias. O mais importante desta volta é que o corpo não está pronto para sofrer sobrecargas, isto é, a coluna está fragilizada, toda a musculatura do quadril enfraquecida e os ligamentos ainda afrouxados pela relaxina.

Sem falar em um dos principais problemas do pós-parto, que são as possíveis incontinências urinárias causadas pelo peso do útero na gestação e também pela passagem do bebê por essa musculatura chamada de “assoalho pélvico” durante o parto normal. As mães começam a ter eventos de perda de urina e muitas vezes não falam com seu obstetra, ou até mesmo com seu personal sobre isso. Erro!!!! Precisamos levar muito em conta esses problemas para escolher os exercícios. Qualquer exercício de impacto, como saltos e corridas ou qualquer abdominal empurram o assoalho pélvico para baixo e agravam esses problemas, podendo levar a uma temida cirurgia de reparação e sustentação do assoalho pélvico, mais conhecida como cirurgia da bexiga caída.

Tenho visto por aí alguns programas de exercícios para o pós-parto, prometendo deixar as mães “saradas”, mas o máximo que vão conseguir, além de perder um pouco de peso, é muita dor nas costas, no quadril, mas principalmente, com problemas sérios de incontinências urinárias e até prolapsos de órgãos.

A volta do corpo após o parto deve ser lenta e cuidadosa. Será que um corpo que sofreu tantas mudanças estruturais e posturais está pronto para correr e saltar? Definitivamente não! Procure saber se o profissional que vai lhe prescrever os exercícios tem alguma experiência com esse público e está apto para cuidar de você.

Um abraço e até a próxima!

Alexandre Alves

Alexandre Alves

Educador físico formado pela USP, especializado em gestantes e pós parto pela YMCA (Londres), coach internacional de exercícios hipopressivos e proprietário do studio Fitmommy, studio com 7 anos no mercado.
Alexandre Alves