Nesta edição da Revista CHK, o projeto Segu­rança Participativa explica a importância dos dispositivos de segurança na prevenção de roubos e furtos em casas e condomínios. Para um ambiente tranquilo e seguro, é necessário moradores atentos, profissionais treinados e um sistema de se­gurança capaz de inibir a ação de criminosos.

Veja as principais dicas que os profissionais do Se­gurança Participativa prepararam para deixar a sua residência mais segura.

par4BARREIRAS FÍSICAS

São obstáculos naturais ou artificiais (estruturais) que servem para impedir ou dificultar o acesso de pessoas estranhas em locais delimitados ou proibi­dos, controlando a entrada e saída, além de proteger os pontos estratégicos e vulneráveis.

As barreiras físicas mais utilizadas são: muros altos, cercas eletrificadas, portões com clausura, interfones, espelhos refletores (convexos), portas internas ou in­termediárias e passador de objetos.

No caso dos condomínios, o ideal também é a insta­lação de cancelas e guaritas blindadas nas portarias e nas casas é muito comum a instalação do olho mágico de 180° nas portas que dão acesso às partes externas.


ILUMINAÇÃO

Um ambiente bem iluminado é fundamental para de­sestimular a ação de infratores da lei. É aconselhável a utilização de luminárias e holofotes que tenham sen­sores de presença.


SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

O advento da tecnologia vem proporcionando siste­mas eletrônicos de segurança cada vez mais eficazes. Atualmente no mercado, existe uma série desses ti­pos de equipamentos.

Confira os sistemas e equipamentos eletrônicos de segurança mais utilizados:

  • Sistemas de alarmes

Servem para alertar sobre situações incomuns, como, por exemplo, a violação de procedimentos, proteção contra roubos, furtos, alagamentos e incêndios. Instale alarmes com dispositivos sonoros nas principais entradas e o alar­me infravermelho de violação no entorno do terreno.

  • Cercas eletrificadaspar

Além do alarme infravermelho de violação, colocar cercas elétricas no entorno das residências é im­portante porque inibe possíveis tentativas de invasão pelo receio das descargas elétricas. É importante que a cerca elétrica tenha uma altura adequada para evitar acidentes, principalmente com crianças.

  • CFTV – Circuito Fechado de Televisão

par2A partir do monitoramento do CFTV é possível se ter uma visualização de todo ambiente. As câmeras com ou sem fio, devem ser instaladas em pontos estratégicos e é muito importante que as imagens sejam gravadas sejam em alta resolução, inclusive hoje em dia a tecno­logia permite que as gravações sejam armazenadas em ambientes remotos, o que impossibilita o roubo das ima­gens. Essas gravações, em caso de ocorrência, auxiliam na investigação policial.


CONTROLE DE ACESSO INFORMATIZADO

Controla eletronicamente o movimento de pessoas em um determinado ambiente. O sistema biométrico é mui­to utilizado em condomínios e residências para o con­trole de entrada e saída de moradores e funcionários.


GARAGEM

Quando chegar perto de sua casa ou condomínio, veri­fique se há algum carro ou pessoa em atitude suspeita, caso perceba algo, ligue imediatamente para a Base Comunitária da Chácara Klabin (5549-0224). Instale clausuras no condomínio da seguinte forma:

  • Clausura de pedestre

É uma das principais barreiras físicas, elas impedem que haja a necessidade de motoboys, carteiros, en­tregadores de jornais e revistas entrarem no prédio. Além de ser um espaço para a checagem da autoriza­ção do visitante ao condomínio.

  • Clausura de carros

É importante porque é o momento que o portei­ro confirma a identidade do veículo do morador. Aguarde o primeiro portão fechar totalmente para abrir o segundo, nos casos em que o sistema não fizer isso automaticamente.


TRANCAS E FECHADURAS par3

Nas portas, utilize trincos e trancas complementares, dando preferência à fechaduras quádruplas. Fique atento com as janelas, se possível coloque fechaduras com trancas especiais. Antes de dormir, verifique se as portas e as janelas estão fechadas.

A conscientização do morador da casa ou condôminos é fundamental no processo!

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK