No inverno temos a sensação de aumento da fome, pois o nosso organismo precisa se defender do frio e aquecer o corpo. Infelizmente não temos um aumento considerável do metabolismo, portanto se aumentarmos a ingestão de alimentos, certamente vamos ganhar peso.

Se é natural sentir mais fome no inverno, é preciso criar estratégias para não engordar: Vamos as dicas:

– Incluir frutas cozidas com canela (bananas, maçãs, peras, etc.) no cardápio – “aquecem” o corpo e fornecem fibras que dão sensação de saciedade;

– Ingerir bastante líquido, sob a forma de água ou chás de ervas, quentes e benéficos à saúde – a hidratação é muito importante, porque nessa época do ano, além de o tempo estar mais seco, há também uma diminuição na nossa sensação de sede;

– Controlar bastante o consumo de alimentos ricos em açúcares, farináceos e gorduras – além de contribuírem para o aumento do peso e da gordura corporal, promovem a queda da Imunidade do Organismo, tornando-o mais vulnerável às doenças do Inverno;

– Ingerir alimentos termogênicos: Usar canela para temperar as frutas mornas não ajuda só a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola.

– As sopas nos ajudam a aquecer o organismo, diminuindo assim a sensação de fome. Uma refeição completa em um só prato, ótima e nutritiva opção para os meses de inverno, as sopas estão em alta. Com a combinação certa de ingredientes podemos fazer uma refeição leve e pouco calórica, podendo até contribuir para a perda de alguns quilinhos. Ao preparar sua sopa, para que ela não fique calórica, faça sempre a combinação de uma proteína magra (pode ser músculo bovino, peito de frango, cogumelos, tofu, quinua, queijo cottage) mais uma ou mais opções de legumes e verduras (cenoura, abobrinha, chuchu, aipo, salsão, espinafre, couve, vagem, repolho, brócolis, couve-flor) mais uma opção de alimento rico em amido (batata, mandioquinha, batata doce, mandioca, arroz, macarrão, abóbora, beterraba). Esta última opção deve ser descartada ou utilizada em pouca quantidade para quem deseja perder peso. Evite também utilizar creme de leite.

Uma ótima dica para acelerar o metabolismo e dar mais sabor a sua sopa é acrescentar pimenta ao prato antes do consumo. Pode ser qualquer pimenta: do reino moída na hora, ou a que você preferir.

Outra dica: evite os acompanhamentos: crutons, torradas, parmesão…

Finalmente, a prática de atividade física também é fundamental: devemos deixar a preguiça de lado e nos movimentarmos o máximo possível , principalmente com os exercícios aeróbicos, como caminhadas, corrida, bicicleta e outras modalidades que são opções interessantes para espantar o frio e manter o corpo aquecido, bem disposto e saudável.

 

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti

Ana Maria Rossetti é nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e moradora da Chácara Klabin.
Ana Maria Rossetti