Por Angeles Rayes

Os problemas de se viver em grandes centros urbanos como a falta de segurança aliado ao excesso de tecnologia como celulares e computadores, acaba modificando um conjunto de valores, atitudes e comportamentos nas crianças de hoje. Observamos que quase não existe um convívio social das crianças de um mesmo bairro, um vizinho não conhece o outro e brincadeiras de rua não são mais vistas.

As praças públicas servem como área de convivência, lazer e promoção de qualidade de vida, além do que viver próximo às áreas verdes como parques e praças ajudam a diminuir o estresse. Por isso a utilização desses espaços públicos próximos de casa é necessária para a promoção de novas amizades e conscientização da preservação ambiental. Vizinhos de infância tornam-se grandes amigos, quem é que tem 30 anos e não tem uma história assim? Porém um dos problemas que enfrentamos é o abandono desses espaços, como já temos observado em inúmeras praças.

gincana1Pensando nisso, no último dia 7 de agosto os Amigos do ParCão reuniram-se e organizaram a I Gincana Infantil do ParCão, com intuito de integrar as crianças que moram no bairro e que fazem uso do ParCão como um local de lazer ao ar livre com a família e os pets. Vários colaboradores contribuíram na realização deste evento, além de parceiros como o Puppy Center, o Buffet Grão de Lua e o Aprumoec, ajudando a criar um olhar mais carinhoso para onde se mora.

Dezenas de crianças puderam brincar a manhã toda com atividades como gincana no gramado, pular corda, desenho, pista de carrinhos, bambolê, boliche e brincadeiras com os cães, além de uma apresentação de rap de improviso, orientações com o Dr. Dente e lanche comunitário. Palavras não explicam o sucesso do evento. Esperamos que a semente que lançamos seja cultivada e que as crianças façam do ParCão um ponto de encontro acolhedor para brincadeiras e diversão, e que os pais possam desfrutar como um espaço de descanso, descontração e diálogo. Enfim, um local de passeio para toda a família.

 

Organização da I Gincana do ParCão

Organização da I Gincana do ParCão

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK