Hoje em dia já há muita preocupação com poupar energia, água e descartes de materiais bem como reciclagem. Muitos edifícios já são projetados desta forma, com aproveitamento de água de chuva que depois pode ser tratada para usos não potáveis (lavagens de garagem, jardins, etc). Podemos também reaproveitar águas cinzas, oriundas de máquinas de lavar louças e roupas, fundamentalmente.

Relativamente à energia, o aproveitamento da luz solar, com janelas maiores e claraboias trazem economia no uso de energia. Lâmpadas de alta eficiência, equipamentos de ar condicionado com menor consumo de energia e fontes alternativas, diminuem em muito o consumo e por óbvio o custo.

Relativamente à materiais de baixo impacto ambiental e sem elementos que emitam substâncias tóxicas, devem ser preferidos, quando construímos ou reformamos. Até mesmo as tintas, podemos utilizar pinturas orgânicas ou à base de água.

Descartes, podemos promover além da separação por tipo de resíduo (coleta seletiva), a reciclagem através de empresas que utilizam( e devem ser certificadas), além disto, educar os moradores é parte fundamental. Um equipamento muito importante é o triturador de pia, que evita o descarte de sólidos, fazendo com que tenhamos juntamente ao descarte liquido. E aqui podemos imaginar quanto que economizamos em frete e em emissão de CO2, por exemplo.

Este conjunto de atitudes, num conjunto de condomínios, com certeza levará a um futuro melhor e já de momento numa economia importante. Para isto há que se ter foco e iniciativa em cada condomínio, além de podermos difundir à conjuntos de edifícios e comunidades.

16593834_1266011793488599_636290940_o

Jorge Zakzuk

Jorge Zakzuk

Engenheiro Industrial Mecânico, pós graduado em Engenharia Ambiental e Administração de Empresas, Extensão em Economia, ADESG RJ.
Jorge Zakzuk