Sempre ouço em meu consultório, clientes se queixando que pagam caro em determinado produto, que um amigo indicou, que o fabricante prometia mundos e fundos, ou que leu uma resenha maravilhosa na internet, e que quando foi usar, o resultado não chegou nem perto do esperado, ou ainda, que não deu resultado algum. Mas porque isso acontece?

Além, claro, de observar se o cosmético é mesmo indicado para seu tipo de pele, você deve saber utiliza-lo corretamente. Vou listar os principais, e que estão (ou deveria estar!) em nossa rotina diária:

Sabonete: Muitas pessoas negligenciam este item, mas ele é um dos principais cosméticos e deve ser escolhido de forma correta. Nunca, jamais e de forma alguma (!!!) utilize o sabonete do corpo no rosto (ah mas eu uso o de bebê, ou o glicerinado, ou aquele que tem ¼ de hidratante), não interessa! Não use esses sabonetes no rosto, o ph da face é diferente do ph do corpo, então a pele do rosto necessita de um produto específico. É preciso estar atento também à formulação, peles mistas à oleosas necessitam de formulações que contenham bactericidas e adstringentes, que limpam a pele em profundidade e desobstruem os poros, já quem tem pele normal à seca, necessita de formulações hidratantes, para equilibrar a epiderme. O correto é lavar o rosto 2 vezes ao dia.

Tônico ou adstringente: este item é indispensável se você faz uso constante de maquiagem ou de produtos pigmentados (bb cream, cc cream, protetor com cor), além de limpar os poros em profundidade, ele tem a função de equilibrar o ph da pele. Deve ser aplicado com auxílio de um algodão umedecido (não encharcado) no produto. Ressalto que este produto não substitui de forma alguma o sabonete.

Protetor solar: A maioria das pessoas não utiliza o protetor solar de forma correta. Ele deve ser o ÚLTIMO produto que passamos no rosto, não se deve massageá-lo até total absorção, o produto deve ficar na superfície da pele, formando um filme protetor, devemos passar uma camada, apenas espalhar de maneira uniforme e deixar secar, desta forma ele irá de fato proteger sua pele e deve ser reaplicado ao longo do dia.

Hidratantes faciais: outro item primordial para uma pele saudável; devemos estar atentos, antes de mais nada, ao que diz na embalagem; é para o seu tipo de pele? Pro seu tom de pele? Para sua idade? Pro problema que sua pele está apresentando? Estando tudo ok, é fundamental a pele estar lavada, de preferência após o banho, quando os poros estão abertos. O produto deve ser aplicado em quantidade suficiente para ser absorvido, não precisa de muito produto, aplicar em excesso não vai fazê-lo ter mais efeito, a dose ideal é do tamanho de uma pérola para rosto e pescoço. Aplique massageando em movimentos circulares e ascendentes, até ser totalmente absorvido.

Hidratantes corporais: mesma regrinha básica, observar na embalagem as indicações… O ideal é aplicar após o banho, se a pele estiver esfoliada, o efeito é melhor ainda, eu costumo indicar a bucha vegetal, que além de limpar, esfolia e ativa a circulação. Com a pele levemente úmida (não molhada) aplique o produto em movimentos circulares, ascendentes e vigorosos, até ser absorvido totalmente pela pele, não há necessidade de exagerar na quantidade, apenas o suficiente para espalhar por toda a região.

Outra dica importante; se você faz uso desses produtos apenas uma vez ao dia, o ideal é utiliza-los à noite, preferencialmente antes de dormir (exceto o protetor solar). Durante o sono, nosso organismo faz a renovação celular, então os cosméticos serão melhor aproveitados neste horário. Lembrando que é de suma importância consultar um profissional para avaliar e indicar os produtos ou tratamentos corretos para o seu tipo de pele ou problema.

Esta foi a minha primeira coluna para revista CHK, espero que tenham gostado! Se tiverem alguma dúvida, crítica ou sugestão de temas, estou à disposição. Um grande beijo e até mês que vem.

Vivi Afecto

Vivi Afecto

Vivi Afecto é esteticista, micropigmentadora e maquiadora profissional, com dezenas de especializações na área. Ministra cursos de auto maquiagem, além de palestrar sobre estética em congressos e eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atende em consultório próprio na Chácara Klabin, onde também reside.
Vivi Afecto