Fiquei impressionado com o número de gestantes internadas em hospitais tratando de diabetes gestacional. Fico imaginando como deve ser estressante para a mamãe ficar, muitas vezes, só esperando o tempo passar, tomando medicação após cada refeição para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Gravida-com-diabetes-gestaciona

Diabetes gestacional vem acometendo muitas mulheres no Brasil por conta dos maus hábitos alimentares e sedentarismo, o que fez os médicos alterarem a idade do grupo de risco de 35 para 25 anos. Por isso, eu venho recomendando que as mulheres se preparem para a gestação, iniciando até mesmo antes de engravidarem um programa de exercícios e um acompanhamento nutricional. É a prevenção vindo antes do aparecimento da doença. Os exercícios têm função preponderante nesse caso, eles aumentam a sensibilidade a insulina, diminuem o ganho de peso, aumentam o bem-estar materno, diminuem a adiposidade fetal, além de revertem quadros de intolerância a insulina.

dibates_gestacional1

Normalmente, é por volta da 24a a 28a semana que, por uma ação hormonal, o pâncreas da gestante pode deixar de produzir normalmente a insulina e isso pode causar um aumento da taxa de açúcar no sangue levando a complicações fetais e maternas. É nesta fase que a gestante deve fazer o exame para detectar o diabetes, mais conhecido como curva glicêmica. Não espere todo esse tempo, procure profissionais capacitados para desenvolver um programa de exercícios e cuide de sua alimentação.

diabetes-2-1

Até a próxima!

Prof. Alexandre Alves

Alexandre Alves

Alexandre Alves

Educador físico formado pela USP, especializado em gestantes e pós parto pela YMCA (Londres), coach internacional de exercícios hipopressivos e proprietário do studio Fitmommy, studio com 7 anos no mercado.
Alexandre Alves