A limpeza da geladeira não é só importante para manter a higiene, estética e conservação do seu eletrodoméstico, mas também, para evitar que o gelo tome conta da sua geladeira trazendo assim aumento do gasto com energia elétrica.

Para as geladeiras modelo “frost free” não há necessidade de limpeza do congelador pois o gelo é seco e normalmente tem uma camada bem fina o que evita acumulo de gelo e sujeira no congelador. Porém, na grande maioria das casas ainda é utilizada a geladeira com congelador o que implica no descongelamento que contribui para aumentar a vida útil do eletrodoméstico e melhoria da conservação dos alimentos. As grelhas, prateleiras e gavetas podem ser retiradas sem qualquer dificuldade e lavadas com água e detergente. Se forem muito grandes e a sua pia pequena, podem ser lavadas no tanque. Enxugue bem antes de voltar e coloque-as no lugar. As paredes interiores da geladeira e do congelador também devem ser limpas depois de retirado todo gelo. Limpe com pano umedecido em água limpa com algumas colheres de vinagre, que ajuda a tirar os cheiros desagradáveis e ao mesmo tempo desinfeta. Limpe também a borracha da porta. Lave-a com detergente seque bem e devolva-a no
lugar.

A parte traseira da geladeira também deverá ser limpa com espanador ou pano úmido para retirada do excesso de pó que normalmente fica acumulado neste local. Uma vez concluído o passo a passo volte os alimentos aos seus lugares e não esqueça de voltar o botão para a temperatura mais indicada para perfeito funcionamento da sua
geladeira.

1) COMO LIMPAR O CONGELADOR?

Depois de retirar todos os alimentos, coloque a geladeira em OFF e desligue-a da tomada. Em princípio é na bandeja de recolha a água que ficará a maior parte do gelo derretido, mas mesmo assim, alguma água pode escorrer para o chão. Se houver muito gelo denso, você terá de esperar mais tempo, para que derreta, ou você pode acelerar o processo, utilizando uma espátula de plástico e ir delicadamente quebrando o gelo. Se utilizar esse
processo, tenha cuidado para não danificar as paredes interiores do seu congelador. Nunca utilize instrumentos pontiagudos como facas. Convém colocar vários panos em frente à porta da geladeira, que deverá permanecer aberta para acelerar o descongelamento.

2) COMO LIMPAR A PARTE EXTERNA DA GELADEIRA?

Para a limpeza da parte externa da geladeira pano limpo com detergente neutro, como também uma esponja do lado mais fino pode ser usada. Após a aplicação do detergente neutro retirar o excesso com pano úmido limpo.

3) QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER?

É importante aguardar pelo menos 1 hora, se o dia estiver bem quente, a 3 horas nos dias mais frios para limpeza total da geladeira e congelador. Assim sem a presença do gelo a limpeza ocorrerá mais rapidamente e com precisão evitando-se assim danificar a geladeira. Alguns modelos de geladeira possuem uma bandeja atrás do equipamento abaixo do motor que retém o excesso de água da produção de gelo. É importante retirar essa bandeja e lavá-la também.

4) QUE PRODUTOS NÃO PODEMOS USAR DE JEITO NENHUM?

O uso de produtos químicos alvejantes a base de cloro não é recomendado, pois pode retirar a pintura da geladeira bem como deixá-la com aspecto amarelado com o tempo. O uso de Bicarbonato de Sódio não deve ser utilizado, pois além de ser abrasivo, sua aspereza risca e danifica a pintura e proteção, tanto interna quanto externa da geladeira.

5) QUANDO E COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER FEITA A LIMPEZA?

O melhor momento para descongelar e limpar sua geladeira é certamente quando ela estiver o mais vazia possível. Antes da compra do mês, quando você vê pouquíssimas coisas do lado de dentro, é a melhor hora para colocar as mãos à obra. Se tiver comida no congelador convém consumir tudo antes do planejamento da limpeza de sua geladeira. A frequência de no mínimo, 3 em 3 meses, é aconselhável assim sua geladeira terá seu funcionamento perfeito garantindo a melhor conservação dos alimentos.

6) COMO MANTER A GELADEIRA LIMPA POR MAIS TEMPO?

Uma dica importante para manter a geladeira limpa por mais tempo é: sempre que for guardar os alimentos e embalagens, lavá-los e se certificar que estão devidamente higienizados. Exemplo:  ovos, é importante lavá-los individualmente com a parte mais lisa da esponja com detergente líquido seca-los e acomodá-los na geladeira. Lembrando que as portas não são local ideal para armazenamento dos ovos pois os constantes movimentos e oscilação das temperaturas no abrir e fechar das portas não garante a conservação e durabilidade dos ovos.

7) EXISTE ALGUM TRUQUE OU MISTURA CASEIRA QUE PODEM SER USADOS NA LIMPEZA DA GELADEIRA?

A solução com 500ml de água morna e 2 colheres de sopa vinagre para limpeza da área interna da geladeira é um bom truque de limpeza pois além de desinfetar elimina os odores desagradáveis que as geladeiras normalmente apresentam. Como já mencionado, para área externa é importante evitar uso de produtos à base de cloro ou abrasivos pois podem danificar a pintura e deixar aspecto amarelado na geladeira.

Weridiana Alves

Weridiana Alves

Sou Weridiana Alves da AmelliaHome, Personal Organizer prestando serviços de consultoria de organização residencial, escritórios, cardápios personalizados, gestantes, noivos e muito mais.
A AmelliaHome tem como objetivo facilitar a vida das pessoas com atendimento personalizado melhorando a qualidade de vida dos clientes.
Contato: amellia.com.br(11) 994380000
[email protected]
Weridiana Alves