Na hora de alugar um imóvel é necessário o atendimento de alguns requisitos que garantam o cumprimento das condições acordadas.  A garantia da locação é um dos pontos mais importantes da negociação, pois trará maior segurança para as partes envolvidas na transação.

Na Lei do Inquilinato são determinadas as garantias previstas para um contrato de locação, que são praticadas pelo mercado imobiliário. O seguro fiança é um fator que tende a ganhar mais espaços nos contratos de locação, pois trata-se de uma modalidade garantida por uma companhia de seguros, cujo limite de responsabilidade é a vigência do contrato, ou seja, para o caso de cobertura para aluguel, condomínio de IPTU, em contratos de 30 meses, são 30 meses de direito à garantia.  O seguro fiança pode ser uma boa opção para quem deseja alugar um imóvel, mas não possui um fiador de confiança!

Mas afinal, para que serve o seguro fiança?

Basicamente, o seguro é utilizado para assegurar ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel e encargos, no caso de inadimplência do inquilino. Também é possível contratar coberturas adicionais, tais como danos ao imóvel, pinturas internas e externas, multa por rescisão contratual, dentre outros. Além disso, caso necessário, despesas com ação de desocupação e honorários advocatícios estão contemplados no seguro.

Os benefícios dessa modalidade não se limitam ao proprietário do imóvel. Para o inquilino também são garantidas certas vantagens, como: a dispensa da busca por um fiador, consertos emergenciais, instalações 24 horas, descontos em transportadoras conveniadas para realizar a mudança e parcelamento do custo do seguro. Além disso, obtém prioridade na hora de escolher um imóvel, por ter uma companhia de seguros como fiadora.

Para todo esse processo, o suporte que uma imobiliária oferece aos clientes é fator determinante para o sucesso da operação. Nesse sentido, a Mega Brasil Imóveis tem firmado uma sólida parceria com uma corretora de seguros especializada e com as principais companhias de seguros desse segmento, com o objetivo de oferecer as melhores condições de contratação do mercado.

 

Barbara Rodrigues

Barbara Rodrigues

Coordenadora de Administração de Locação na Mega Brasil Imóveis, atua há 8 anos no ramo
imobiliário. Graduanda em Ciências Contábeis e em Negócios Imobiliários pela FMU-SP, possui
sólida experiência em administração de imóveis e em implementação de sistemas para a
otimização de processos de gerenciamento imobiliário.
Barbara Rodrigues