O Circuito Municipal de Cultura, programa de circulação de programação da Secretaria Municipal de Cultura, chega ao seu terceiro ano com uma programação cultural com alcance em toda a cidade, contemplando linguagens artísticas como dança, teatro e música, além das “Viradinhas”, eventos voltados especialmente para o público infantil, por meio de uma parceria com o programa São Paulo Carinhosa. Ao todo, serão aproximadamente 3 mil atividades, alcançando mais de 130 espaços, entre eles, centros culturais, casas de Cultura, teatros, parques e a rede de Centros Educacionais Unificados (CEUs) – ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação – com um investimento total de R$ 9,5 milhões.

Esta edição do Circuito Municipal de Cultura conta com algumas novidades. Dentre elas estão:

• Programação cultural para 13 Ruas Abertas, incluindo a Avenida Paulista;
• 16 “Viradinhas” – eventos com programação exclusivamente infantil;
• “Choro no Mercadão” – programa que conta com 20 apresentações de choro no Mercado Municipal de São Paulo;
• Espetáculos teatrais premiados fazem temporada em teatros municipais;
• 5 palcos temáticos, que contemplam o hip hop, samba, rock, forró e cultura tradicional.

Programação

Mensalmente, a cidade de São Paulo vai receber um palco temático, que celebra um determinado estilo musical. Gog, Sharylaine, Caos do Subúrbio e Prodígio sobem no palco do hip hop em Ermelino Matarazzo no dia 27 de fevereiro. Em março, Leandro Lehart, Osvaldinho da Cuíca e Nega Duda homenageiam o samba em Perus. Em abril, o Parque Raul Seixas, na Zona Leste, recebe o palco do rock com Saco de Ratos e Ratos do Porão. Cidade Ademar terá palco de forró em maio, com apresentações de Bicho de Pé, Chambinho e Trio Sinhá Flor. Junho é a vez da cultura tradicional ser representada no palco temático em M’Boi Mirim com Lia de Itamaracá e Bonjour Pará.

Os espetáculos teatrais premiados são um dos grandes destaques da programação deste primeiro semestre, pois serão apresentados com entrada franca. Em março, estreia no Teatro Cacilda Becker a montagem de “Visitando o Sr. Green” com direção de Cassio Scapin e Sérgio Mamberti no elenco. A temporada se estende até abril.

denise

Espetáculo “Galileu, Galilei”, com Denise Fraga, será encenado em quatro teatros municipais em maio (Foto: João Caldas)

Um dos principais sucessos nos palcos paulistanos em 2015, o espetáculo “Galileu Galilei”, estrelado por Denise Fraga, será encenado em quatro teatros municipais em maio. Já de 8 a 21 de maio, é a vez do premiado “Urinal, o Musical” estrear na programação municipal. Concebido pelo Núcleo Experimental, o espetáculo é dirigido por Zé Henrique de Paula e teve supervisão das versões musicais de Claudio Botelho.

A música sempre foi um dos pontos altos da programação do Circuito Municipal de Cultura. Neste semestre, estão programados shows com Carlos Lyra, Osvaldinho da Cuíca, Alice Caymmi, Raimundos e Nação Zumbi em março. Os destaques de abril são Funk como Le Gusta, Tom Zé, Maria Gadú e Leila Pinheiro. Em maio, quem se apresenta é Marina Lima, que lançou o disco “No osso” em 2015, e Elza Soares, que também traz um novo trabalho, “A mulher do fim do mundo”, além de Tony Tornado e Rita Benneditto. Os palcos municipais recebem, ainda, Renato Teixeira, Lia de Itamaracá e Vanusa em junho.

O encerramento da programação, no dia 2 de julho, terá um show inédito em São Paulo. A cantora Gal Costa apresenta a turnê “Estratosférica” em show gratuito que acontece no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, com a participação especial do cantor Milton Nascimento.

Oo programa teve início no domingo, dia 21 de fevereiro, com uma apresentação gratuita do sambista Martinho da Vila e sua filha Mart’nália, que contou com a abertura do grupo Prettos, formado pela dupla de irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, fundadores da Comunidade Samba da Vela e do Quinteto em Branco e Preto.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura é um programa da Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo descentralizar e democratizar o acesso a programação artística de qualidade, levando nomes relevantes do cenário cultural brasileiro a todas as regiões da cidade.

O programa promove atividades musicais, teatrais, circenses, mostras audiovisuais e espetáculos de dança em bibliotecas, Casas de Cultura, CEUs, teatros distritais, parques e ruas, possibilitando o convívio do cidadão paulistano com o espaço público. Em parceria com a São Paulo Carinhosa, política municipal com foco em ações para a primeira infância, são promovidas diversas atividades para este público ainda em formação.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK