Resgate das festas e atividades no bairro traz diversão e promove integração entre moradores

Reconquistar o espaço público. Esse é o conceito que tem crescido cada vez mais ao redor do mundo como forma de criar um caminho alternativo ao estilo de vida individualizado das grandes cidades modernas, onde o consumo e a tecnologia estão, aos poucos, substituindo as relações reais e a solidariedade social. Em um bairro como a Chácara Klabin, que cresceu na base da união de seus primeiros moradores, trazer as pessoas para a rua significa resgatar os princípios de uma comunidade ativa, que vive plenamente o espaço onde mora, que cuida de seus vizinhos e cria um lugar melhor para todos. Nesse sentido, uma série de ações vem acontecendo no bairro, promovidas por moradores que começam a se organizar e que, juntos, estão se empoderando enquanto articuladores entre a comunidade e outras instâncias, como o poder público, o comércio local e coletivos de outras regiões. Entre essas estão a inauguração do ParCão da Chácara Klabin, principal conquista do bairro nesse sentido, a 3ª Cãominhada + Virada Aunimal, o 3º Arraiá da Chácara Klabin, a 1ª Gincana Infantil do ParCão e outras iniciativas que estão por vir, como a Festa de Primavera da Vila Mariana, realizada em setembro.

O ParCão é nosso!

ParCão

ParCão

A Chácara Klabin já tem a sua primeira praça com área cercada para cães. Desenvolvido por um grupo de moradores do bairro, o ParCão foi projetado para ser o principal espaço público de convivência para a comunidade local, reunindo opções de lazer para as crianças, adultos e para os pets, um antigo pedido dos vizinhos. “A Chácara Klabin é um bairro com grande presença de animais de estimação, que careciam de uma área específica onde cães e donos pudessem brincar em segurança. O ParCão atende a essa necessidade e vai além, criando um espaço para que a família inteira possa estar presente.

O objetivo final é trazer as pessoas para a rua, para que se conheçam e convivam”, afirma Daniel Moral, proprietário da Revista CHK e um dos idealizadores do projeto. A inauguração aconteceu no primeiro dia de maio, durante a 3ª Cãominhada da Chácara Klabin, evento já tradicional na Vila Mariana, que recebeu mais de 1000 moradores para um passeio pelas ruas da região, acompanhados por seus pets. Nessa edição, uma parceria entre CHK, a ONG 4CÃO, a Subprefeitura da Vila Mariana e o vereador José Police Neto, o público contou ainda com o Virada Aunimal, evento idealizado pela ONG e que contemplou pets e donos com uma incrível feira com food trucks, food bikes e tendas com produtos para cães.“Ações beneficentes como a realizada pela 3ª Cãominhada, que contempla a causa animal promovendo a arrecadação de ração para animais carentes de abrigos e aqueles cuidados por protetoras independentes, nos dá fôlego e renova nossas esperanças no ser humano, que é parte fundamental na saúde pública e proteção animal”, declara Cris Freire, da 4CÃO.

parcao2O projeto do ParCão começou a ser desenhado em maio de 2015, quando Daniel conheceu as arquitetas Janaína Caleffi e Michele Gagliard – também moradora do bairro –, da Okupa Arquitetura. “Nós viemos trabalhar no Eureka Coworking, na Chácara Klabin, onde tivemos o primeiro contato com as ideias que o Daniel e sua esposa, Fanny, tinham sobre recuperação e criação de novos espaços verdes na região. Começamos a projetar o ParCão ocupando uma rua sem saída com pouca utilização que havia ao lado do cruzamento entre a Rua Vergueiro e a Avenida Prefeito Fábio Prado. Além de reaproveitar um trecho inativo da via, a grande vantagem era que essa área ficava logo na entrada do bairro, com fácil acesso para os moradores”, lembra Michele.

Para sair do papel o ParCão contou com o apoio do vereador Police Neto, que conheceu o projeto durante uma visita ao bairro. Apoiador de outras iniciativas direcionadas à valorização dos espaços verdes na cidade, o vereador encaminhou a proposta à Subprefeitura da Vila Mariana, que abraçou a ideia e começou a realizar a reforma do local. “Do projeto inicial quase tudo foi mantido, com exceção de algumas adaptações que precisaram ser feitas para que o projeto se adequasse ao orçamento disponibilizado e seguisse os padrões de execução desse tipo de obra”, afirma João Carlos Martins, subprefeito da Vila Mariana.

Atualmente, o ParCão da Chácara Klabin é dividido em três partes: para adultos, com as barras e paralelas para alongamentos e exercícios; para as crianças, com escorregador, gangorra, balanço e playground de tronco; e para os pets, com área cercada para cães e brinquedos para prática de agility. “Tem sido ótimo para os moradores. Eu moro e trabalho aqui e posso dizer que o pessoal está bastante empolgado, por ser um lugar comunitário para trazer as crianças e para brincar com os cachorros”, comemora a adestradora Cássia Santos, moradora do bairro. Para o vereador Police Neto, é preciso que a comunidade adote a praça para que o espaço mantenha-se conservado e cumpra seu papel de reunir as pessoas. “O ParCão é um espaço que transcende os muros dos condomínios, representando uma grande área de lazer coletiva para todos os moradores do bairro. Esse sentimento de pertencimento é o que inspira o zelo pelo local, uma relação que pode ser estendida para o bairro e para a cidade”, projeta.

 

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK