ca1 Quando o Portal Chácara Klabin surgiu, em 2002, a ideia era criar uma plataforma para que os moradores do bairro se encontrassem, discutissem assuntos e organizassem iniciativas em prol da comunidade. Mais do que isso, sempre acreditei na CHK como um instrumento de transformação social, impulsionado pela mobilização dos vizinhos e amigos que fiz no bairro desde 1982, ano em que cheguei à Chácara Klabin.

À base de muito trabalho e o apoio de muita gente, a CHK conseguiu se tornar uma voz do bairro junto aos administradores da cidade, órgãos públicos e prestadores de serviço, sem jamais abandonar, entretanto, sua posição de ser um coletivo de moradores, representando interesses comuns a todos.

ca2

Com muita satisfação, vemos os frutos da CHK ultrapassando o mundo virtual e tomando as ruas do bairro, seja durante os eventos de relacionamento que promovemos ou quando nossas reclamações e sugestões são atendidas, ganhando a atenção dos órgãos responsáveis para problemas de asfalto, falta de energia elétrica, trânsito, entre outras ocorrências.

O mais recente projeto da CHK nesse sentido e, talvez, o mais significativo até agora, pelo simbolismo de intervir na “porta de entrada” do bairro — há tempos uma região maltratada por obras e outros descuidos —, é o da Rotatória da Chácara Klabin. Por meio do dispositivo legal chamado Termo de Cooperação, pudemos adotar a rotatória, em um processo colaborativo em que empresas e moradores sugeriram mudanças e nos apoiaram para a execução de um novo projeto, desenhado pela Okupa, empresa de arquitetura.

ca3

Mais do que o cuidado estético com o bairro, nossa intenção com a iniciativa é estimular entre os moradores o sentimento de pertencimento e zelo com a Chácara Klabin. Nosso plano já prevê a adoção de outras praças do bairro, além de outras ações com a ajuda de vizinhos e empresas que estejam dispostas a participar. Gostou da ideia? Entre em contato conosco e faça parte do time.

 

*Daniel Moral tem 34 anos, está no bairro desde 1982, e é o idealizador do portal e revista CHK, dos projetos Segurança Participativa, Cãominhada e Caminhada da Chácara Klabin, entre outros.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK