Você já reparou que na Rua Ibaragui Nissui, uma das principais vias da Chácara Klabin, há um templo budista japonês? Fundado há mais de 30 anos, a Catedral Budista Nikkyoji é a sede admi­nistrativa do Budismo Primordial no Brasil e casa do Arcebispo Marcos Eduardo Purificação Correia ou Sacerdote Kyohaku Correia. O Budismo Primordial é conhecido por ter sido a vertente da religião que mais se adaptou ao estilo de vida do Brasil. Vindo junto com os primeiros imigrantes japoneses, no começo do século XX, foi o primeiro modelo do Budismo a chegar no país. bud1

Atualmente, o Brasil tem a maior população ocidental do Budismo Primordial no mun­do. O Arcebispo Marcos Correia, responsável pela Catedral Nikkyoji, conta que desde que a sede mudou para o bairro, a região se desenvolveu, melhorando os serviços e a infraestrutura do local. “É uma feliz coincidência perceber que o templo faz parte da his­tória do bairro e acompanhou o desenvolvimento da Chácara Klabin. Sou suspeito para falar, mas acredito que a partir do momento que a Catedral se estabele­ceu na região, trouxe paz e energias positivas para o bairro” afirma o Sacerdote.

Marcos Correia conta à CHK sobre as primeiras lembranças que tem do bairro. “Eu lembro que quando bud2inauguramos o templo era época da Copa do Mundo de 82. A seleção brasileira tinha um timaço, considerada por muitos críticos a melhor seleção brasileira de todos os tempos, com Júnior, Toninho Cerezo, Sócrates, Zico, Falcão e o técnico Telê Santana. E eu vi o Brasil ser eliminado no meio da rua, já que naquela época era comum nos reunirmos com os poucos moradores que o bairro tinha e assistirmos o jogo da Copa”, lembra o Arcebispo do Budismo Primordial no Brasil.

O Arcebispo convida a todos os interessados a conhecerem um pouco mais sobre a religião budista, não importando cor, credo ou classe social. A Catedral Nikkyoj fica localizada na Rua Ibaragui Nissui, 166.

bud3Budismo Primordial

Honmon Butsuryu-Shu, traduzido do japo­nês, significa Religião Budista do Caminho Pri­mordial do Sutra do Lótus. No Brasil, a religião é mais conhecida como Budismo Primordial. A Honmon Butsuryu-Shu foi fundada em 1857 pelo Grande Mestre Nissen Shounin, também chamado de Kaidou Shounin, por ser conside­rado na época um grande reformista (Kaidou = abrir caminhos). O Buda Primordial (Kuon no Honbutsu), segundo esta ramificação budis­ta, não tem começo nem fim. É considerado a divindade única que rege o cosmos e que na história da humanidade, no momento da pre­gação dos oito primeiros capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus (Honmon Happon e somente durante este trecho), através do cor­po físico do Buda Histórico Siddhartha Gauta­ma revelou sua existência, e “pessoalmente” transmitiu os ensinamentos.

Ibaragui Nissuibud5

No dia 18 de junho de 1908, no Navio Kasato Maru, atracado no porto de Santos, encontrava-se um jovem sacerdote de 22 anos de idade e sua fa­mília, com o propósito de expandir a religião. Seu nome era Tomojiro Ibaragui, depois Guenju e, posteriormente, Nissui Ibaragui. No início, ele passou pelas mesmas privações e sofrimentos de um colono, trabalhando ardua­mente na lavoura. Apesar de inicialmente não ter condições para a expansão religiosa, ainda assim fazia as peregrinações para profetizar a doutrina do verdadeiro budismo.

Em 13 de novembro de 1936, ele fundou o Pri­meiro Núcleo de Cultos na Colônia União, em Guaiçara, elevada a Filial Brasileira Taissenji, em julho do ano seguinte. Além dos cultos nas re­sidências, sempre lotados de fiéis, ele orava do amanhecer ao anoitecer, para a cura dos doentes. Posteriormente, o sacerdote Ibaragui foi elevado à categoria de pré-sumo pontífice. Faleceu aos 85 anos de idade, no dia 1º de no­vembro de 1971. Ao todo, fundou sete templos no Brasil, entre eles, a Catedral Budista Nikkyoji.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK