Coloque na lista, algo que você deve fazer pelo menos uma vez na vida: Passar o carnaval em Veneza.

O Carnaval de Veneza é magico, único. Muito diferente do nosso, é um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas e, em certos momentos, você tem certeza de estar de volta ao passado… para ser mais exata, uma volta ao período da pré-Renascença. Você só se vê obrigado a acordar do sonho quando esbarra na grande quantidade de turistas que vem participar da festa.

Inesquecível é beber um Bellini no Harry’s Bar. Cerveja aqui nem pensar! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras. A maioria dos eventos acontece ao ar livre em torno da Praça de São Marcos, como o desfile de máscaras.

A Piazza de San Marco é o ponto principal do Carnaval. É ali que fica o palco, onde você irá encontrar as fantasias mais extraordinárias. Há também, muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. A municipalidade se encarrega de oferecer atrações para todas as idades e muitas delas são absolutamente gratuitas. Quem passa o Carnaval em Veneza tem a oportunidade de assistir a regatas à fantasia no Grande Canal, teatro de marionetes nas ruas, concertos, peças de teatro, filmes, cantores, músicos, concursos de desenho, de máscaras e de fantasias.

À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros. Há festas fechadas particulares à noite, os valores vão de €300 a €1000. Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zacaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas. Para os amantes do Carnaval festeiro e boêmio, Veneza também tem várias opções, especialmente nas praças repletas de estudantes como Campo de St. Margherita, Campo St. Maria Formosa e Campo Santi Apostoli.

Não há alternativa careta para o carnaval de Veneza. Você só é respeitado se for mais um e não for de ninguém. Dar as caras é uma ofensa. Por isso a primeira coisa a fazer para entrar na festa é se fantasiar: Veneza vive da fanstasia de se fantasiar no carnaval. Se não quiser vestir um traje completo, compre uma máscara.

Calendário das festas de fevereiro de 2018:

11 fevereiro 2018- 12h- il Vollo dell’Aquila

Acontece na Praça de São Marcos. Um convidado especial desce da Torre del Campanile pendurado em uma corda até o palco do evento, porém o nome do convidado não é revelado antes, é um segredo!

11 fevereiro 2018-15h- Concorso della Maschera più bella

Para concorrer você não paga nada. Basta inscrever-se no site oficial, e no dia do concurso, comparecer na Piazza de San Marco com a sua fantasia, mas atenção: a fantasia deve ser bonita porque há uma pré-seleção.

13 de fevereiro 2018- 15h- Festa delle Marie

Um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 13h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.

E por fim antes de acabar a festa, nao deixe de dar aquela clássica passadinha pela Ponte dos Suspiros que é imprescindível. Lá você pode lamentar à vontade que seus dias de férias estão por acabar e pode jurar para você mesmo voltar mil vezes a esse lugar mágico e louco.

 

“Every men lie but if you give them a mask they will be sincere.”

Oscar Wilde

Regina Renda

Regina Renda

Formada em comunicação Social pela ECA- USP com pós graduação em Administração de Empresas e Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Hoje é sócia- fundadora da Up Travel Br, agencia e operadora de Turismo, presente na Chácara Klabin, há mais de 12 anos. Ama viajar e trazer dicas exclusivas para clientes e amigos, veja mais no blog www.reginarenda.com.br
contato:[email protected]
Regina Renda