Além dos seis trajetos em operação, o participante poderá conhecer agora o Jardim das Perdizes, o bairro planejado mais moderno de São Paulo

Em maio, o Bike Tour SP faz aniversário. Para comemorar, o programa, que realiza empréstimo de bikes e equipamentos em visitas guiadas por pontos culturais da cidade, passa a oferecer mais uma opção de roteiro. A nova rota, que percorre o Jardim das Perdizes, novo bairro da cidade, na zona oeste, localizado entre Pompéia e Perdizes, começa a funcionar aos domingos, a partir de 28 de maio. Em uma pedalada de uma hora, o grupo vai descobrir curiosidades sobre a região, como informações de sua área verde (um total de 50 mil m²) e a vocação para a sustentabilidade, através de seu projeto urbanístico.

Os participantes ainda conhecerão por meio do audiotour pontos expressivos, como o Sesc Pompeia, que já foi uma fábrica de tambores de óleo e, sob o olhar cuidadoso da arquiteta Lina Bo Bardi, teve a edificação incorporada na criação do complexo cultural e esportivo, inaugurado em 1986. Os detalhes sobre o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, certamente empolgarão os amantes de futebol, independente do time. Além de partidas, o local costuma receber apresentações de bandas internacionais em turnê pelo país.

História e arquitetura são temas que não vão faltar na passagem pelas proximidades da Casa das Caldeiras. Atualmente, funciona como um centro cultural, mas fazia parte do parque industrial erguido ali na década de 1920 pelas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. A partir desse ponto, particularidades de outro bairro, o da Barra Funda, complementam o passeio.

Quatro anos de sucesso

O Bike Tour surgiu com o objetivo de apresentar a cidade por meio da bicicleta, incentivando a cultura e a mobilidade urbana. E o melhor de tudo, de forma gratuita. Mais de 18 mil pessoas já tiveram a chance de descobrir, ou até mesmo redescobrir São Paulo, acompanhadas de monitores e audioguias acoplados no capacete com informações sobre os pontos visitados (em português e inglês). “O objetivo do projeto é promover o aceso à cultura. Usar a bicicleta para isso foi uma forma que encontramos de retribuir para a cidade tudo o que vivenciamos em nossos passeios na infância”, explica Daniel Moral, 36 anos, idealizador do projeto junto com o irmão André.

O primeiro roteiro foi realizado em maio de 2013, com apenas cinco pessoas. O grupo percorreu o Centro Histórico e a Avenida Paulista com a ajuda dos próprios sócios dando orientações. Após divulgação, a fila de espera para participar chegou a ter 400 pessoas e foi necessário correr atrás de patrocinadores e parceiros para atender a demanda e melhorar os serviços. “O interessante é que a maior parte das pessoas que faz os roteiros, 95%, é paulistana e, depois da experiência, volta a usar a bicicleta como meio de transporte ou lazer”, conta o fundador, que não tem carro e usa a bike em praticamente todas as suas atividades.

Hoje, o Bike Tour SP conta com 90 bicicletas regulares, outras 12 adaptadas para crianças e, pensando nas pessoas com mobilidade reduzida, um trenzinho e hand bikes (feitas para conduzir com mão). A oferta dos passeios, realizados aos sábados e domingos, aumentou. Os roteiros do Centro Histórico e Paulista foram desmembrados em dois diferentes e surgiram as rotas da Vila Madalena, da Avenida Faria Lima, do Centro Novo e do Parque do Ibirapuera.

O novo trajeto do Jardim das Perdizes se soma a outras conquistas que provam que o Bike Tour SP está no caminho certo. Já apresentou mais de 100 atrativos e arrecadou quase 26 toneladas de alimentos. Apesar de ser gratuita, a iniciativa cumpre um papel social importante, apoiando duas entidades assistenciais (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes e Missão Cena). Por isso, pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis aos participantes. “O projeto nasceu com um propósito grande e em pouco tempo, com a ajuda de parceiros e pessoas talentosas, está se consolidando como referência cultural aliada à mobilidade ativa.“, comemora Moral.

Serviço:

NOVO ROTEIRO BIKE TOUR SP

O que é: passeio gratuito de bicicleta ao bairro Jardim das Perdizes

Quando: Todos os domingos (saídas às 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h) com concentração dos participantes no Parque Jardim das Perdizes

Para participar: realizar uma reserva através do site e comparecer no dia, local e horário agendados

O que levar: todas as bicicletas e equipamentos são fornecidos gratuitamente. É pedido, como forma de contribuição, 2 kg de alimentos não perecíveis doados às instituições assistenciais NABEM e CENA

 

Mais informações:

http://www.biketoursp.com.br

Para entrevistas, entrar em contato com o idealizador Daniel Moral no (11) 94798-3337 ou (11) 3213-2245.

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK