O Yoga possui muitos benefícios e objetivos, mas tem como objetivo principal, restaurar a paz e a simplicidade à mente, libertando das confusões e aflições.  No Yoga, ásanas (posturas físicas) e pranayamas (técnicas respiratórias) trazem a calma necessária para perceber-se como um todo na realização de sua prática.

Se o corpo físico está desequilibrado, a mente também está desequilibrada. O Yoga cura os transtornos físicos e consequentemente, cura a mente. Também fortalece músculos e ossos, corrige a postura, melhora a respiração e aumenta a energia. Esse bem estar físico tem efeito fortalecedor e tranquilizante sobre a mente. Além disso, a prática da Yoga, purifica todo o corpo, alivia a dor e acalma os nervos (que são a ponte entre o corpo fisiológico e psicológico). O ásana integra o corpo e a mente, integrando a si mesmo.

A prática do Yoga pode ser sentida em estágios:

1º. Estágio – sente-se e acontece no nível físico;
2º. Estágio – a mente aprende a se movimentar em harmonia com o corpo;
3º. Estágio – inteligência e corpo fundem-se em um só;
4º. Estágio – alcança-se um estado de purificação;

O Yoga não é apenas físico. Ele combate sensações de dor, fadiga, dúvida, confusão, indiferença, preguiça, desespero, auto-ilusão, e temos como benefícios, um corpo forte e flexível, melhorando o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e hormonal, também produzindo estabilidade emocional e clareza de ideias. São benefícios advindos de uma prática realizada com determinação, diligência, peridiocidade e satisfação!

Boas práticas a todos.
Estou sempre à disposição para dúvidas e para aulas! Abraço e até a próxima!

 

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Fundação Casper Líbero, SP, em 2004. Instrutora filiada a Aliança do Yoga. Dá aulas de Yoga desde 2000.
Contato: [email protected]
Daniela Monteiro

Últimos posts por Daniela Monteiro (exibir todos)