No coração da Chácara Klabin, entre as ruas Garapeba, Galofre e Lorenzo Valla, está a Praça Kant, um dos principais pontos de lazer e convivência dos moradores do bairro. Um ótimo lugar para relaxar, fazer amigos na vizinhança e para estar em contato com a natureza, em um dos poucos espaços verdes de uma região tomada por
casas e prédios.

Com cerca de 4 anos de existência, o grupo Amigos da Praça Kant foi formado quando a educadora física e instrutora de pilates Angeles Rayes adquiriu a cachorrinha Kikaa, com quem passeava pela praça diariamente. Atualmente o grupo conta com mais de 100 moradores que frequentam a praça e fazem dela o seu ponto de encontro.

amigos1

Lá os encontros tornaram-se constantes com outras moradoras e seus cachorros – Filó e Margot foram as primeiras amigas de Kikaa. “Nos encontrávamos praticamente todas as tardes na Praça Kant. No caminho chamávamos outros moradores que passeavam com seus cachorros para irem também até a praça e assim o grupo foi surgindo”, lembra Angeles.

Em 2009 o primeiro evento: o Natal Canino, em que participaram os cães Filó, Puppie, Margot, Kikaa, Fredy, Madá, Glorinha, Caco, e suas respectivas donas. Com o tempo, outras ações também foram surgindo, especialmente de conscientização e manutenção da praça, e até a instalação – por iniciativa dos Amigos da Praça Kant – de um “cata caca” no local, para incentivar os moradores a recolherem os dejetos de seus cachorros na praça.

amigos2Acima de tudo, Angeles acredita que a principal contribuição do grupo é promover o relacionamento entre a comunidade. “Muitos vizinhos acabam se conhecendo na Praça Kant, pessoas que ficaram amigas na praça e hoje se encontram regularmente, e até um casal de namorados já surgiu ali”. Hoje o principal evento do grupo é o Cão Secreto, promovido sempre no final do ano, e que leva dezenas de moradores à praça para uma troca de presentes caninos.

Para participar dos Amigos da Praça Kant é preciso apenas ir até a praça, especialmente no final da tarde durante a semana, e nas manhãs dos finais de semana. Morar na Chácara Klabin não é simplesmente ter sua residência no bairro, mas é também interagir com o espaço e com as pessoas que aqui vivem, desfrutando o real significado da palavra comunidade.

Vamos para a praça?!

Mais informações em http://amigosdapracakant.blogspot.com.br

Redação CHK

Redação CHK

Somos apaixonados por comunicação e pela Chácara Klabin. Acreditamos que moradores unidos têm o poder de transformar o bairro e a cidade onde vivem.
Redação CHK