A psicoterapia de casal é uma modalidade clínica da psicologia que tem como foco trabalhar dificuldades específicas da interação e relação do casal e que afetam diretamente a qualidade da convivência.

Diversas situações podem levar ao desequilíbrio da relação conjugal como estilos diferente de comunicação, aspectos da sexualidade, falta de habilidade para gerenciar estresse, manejo do dinheiro, diferenças culturais, sociais e financeiras, competição, infidelidade, traição, acontecimentos abruptos como perda de emprego de um dos cônjuges, a descoberta de uma doença crônica, um acidente, estilos parentais diferentes que influenciam negativamente na educação dos filhos, dentre outras situações.

Esta proposta de terapia auxilia o casal a avaliar e compreender conflitos, divergências e dificuldades que causam
sofrimento e por meio do diálogo construtivo, facilitado pelo psicoterapeuta, podem juntos criar soluções para seus impasses e determinar mudanças desejáveis na relação.

Em processos de separação, a terapia de casal trabalha o divórcio emocional do casal, o suporte emocional aos membros da família, a mediação de conflitos no processo de separação legal e a reorganização dos papéis parentais e das funções paterno-materna com o objetivo de garantir a co-responsabilidade de ambos na família e assegurar a qualidade das relações afetivas.

Fabiane Matias

Fabiane Matias

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de Família
CRP 06/68421
Especialista em Terapia de Família e Casal pela UNIFESP eem Psicologia da Saúde pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Atualmente, é psicóloga no Ponto Clínico e responsável técnica pelo Serviço de Psicologia da Associação Brasileira de Pacientes Asmáticos (ABRASP)
Atua há 15 anos nos temas avaliação psicológica em saúde, orientação e intervenção com famílias e casais, saúde materno infantil, ciclo vital, orientação profissional, psicopatologias do desenvolvimento emocional e psico-social.
www.facebook.com/psicologafabianematias
Fabiane Matias