Aproveitando que estamos em plena safra do abacate, vamos aprender um pouco sobre esta fruta que é tanto amada quanto temida por quem procura manter uma alimentação saudável e também controlar o peso.

O abacate possui 160 Kcal por 100 gramas, contém vitaminas A e E, potássio, magnésio, glutationa e luteína. Devido sua composição, há estudos que relacionam o consumo de abacate à perda de peso e na melhora da biodisponibilidade de vitamina A. Além disso, devido sua ação anti-inflamatória atua no tratamento de acne, celulite e doenças cardiovasculares.

Além disso, essa fruta é rica em ácidos graxos monoinsaturados, motivo pelo qual protege a saúde cardiovascular, por proporcionar diminuição na concentração de lipoproteínas de baixa densidade (LDL colesterol) e um aumento na concentração de lipoproteínas de alta densidade (HDL colesterol). Alguns estudos também demonstram que o consumo de abacate associado a carboidratos proporciona um menor índice glicêmico da refeição, auxiliando assim no controle da glicemia em pacientes diabéticos. Por isso, o abacate quando consumido em pequena quantidade (100 gramas ao dia) pode também até auxiliar na perda de peso.

Segue abaixo algumas receitas saudáveis com o abacate:

Guacamole

Ingredientes: 1 abacate maduro; 1 colher de sopa de azeite de oliva; Suco de 1 limão; 1 tomate cortado em cubos pequenos; ½ cebola cortada em cubos pequenos; 1 xícara de coentro picado; Sal pimenta (jalapeño ou malagueta) à gosto

Preparo: Amassar o abacate e misturar os demais ingredientes. Sugestão: sirva na casca do abacate!

 

Salada Verde de Abacate com Nozes

Ingredientes: 1 dente de alho; ⅓ de xícara de azeite de oliva; 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico; 1 colher de chá de pimenta do reino; ½ colher de chá de orégano; ½ colher de chá de sal; 1 abacate maduro em cortes longitudinais; 1 pé de alface; 150g de nozes sem casca

Preparo: Descascar e amassar o alho. Acrescentar o vinagre balsâmico e o sal e misturar até o sal se dissolver. Acrescentar o azeite e os demais ingredientes e reservar. Em uma tigela, colocar as folhas de alface (higienizadas e rasgadas), por cima colocar o abacate e por último as nozes picadas grosseiramente. Servir com o molho reservado.

 

Maionese de Abacate

 

Ingredientes: 1 abacate maduro; Suco de 1 limão; 1 colher (sopa) de mostarda; ½ colher (café) de pimenta-do-reino; ½ xícara de azeite de oliva

Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador com exceção do azeite que deve ser colocado aos poucos para dar ponto na maionese.

 

Mousse de abacate com cacau

Ingredientes: 1 abacate maduro; 2 colheres de sopa de cacau em pó; 2 colheres de sopa de mel

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar à geladeira até resfriar.